Você sabe o que é Diabetes?

23/10/2019

O Diabetes é uma doença que aumenta a quantidade de glicose no sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Quando a pessoa tem diabetes tipo 1, o organismo não fabrica insulina, já no tipo 2, não consegue utilizar a glicose adequadamente, assim, o nível de glicose no sangue normalmente fica alto (hiperglicemia), e sendo assim, se esse quadro permanecer por longo período, pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

"Um simples exame de sangue pode diagnosticar se você tem diabetes, basta uma gota de sangue para detectar a alteração na taxa de glicemia", conta o presidente da Associação de Diabéticos do Espírito Santo e Amigos (ADIES) Alexandre Loyola. "Após o resultado existem outros exames que vão trazer a precisão da doença", completa.

Para tratar o diabetes existem diversas formas e o mais importante é controlar o nível de glicose no sangue para evitar complicações. "Existem os medicamentos orais, os monitores de glicose, as seringas e canetas para aplicação de insulina e as bombas de insulina que são usados para esse controle", explica Loyola. "É muito importante o acompanhamento de um médico especialista", pontua.

Dia Mundial do Diabetes

O 'Dia Mundial do Diabetes' é celebrado em 14 de novembro por ser a data de nascimento do médico Frederick Banting que descobriu a insulina junto ao seu colega também médico, Charles Best, no ano de 1921. Eles desenvolveram as injeções de insulina. Desde 1991 que a data é celebrada e reconhecida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde.

Em homenagem a data e também em comemoração aos 07 (sete) anos da Associação de Diabéticos do Espírito Santo e Amigos (ADIES) o presidente da instituição, Alexandre Loyola promoverá um jantar no dia 21 de novembro, às 19h30, no Iate Clube, na Praia do Canto. "Para participar o convite será vendido por R$ 60,00 com buffet incluso e bebida s à parte. O chef Dunga, do restaurante do Iate Clube ficará responsável pelo jantar e ainda teremos música com os cantores Danilo Diniz e Heráclito Macedo. O cerimonial será de Serginho Sarkis" , informa Loyola. "Convidamos parceiros e amigos e, quem quiser participar, para prestigiar o nosso trabalho junto aos portadores de diabetes que atendemos! Participar do jantar é uma forma nossa de agradecimento e também de nos auxiliar em nosso trabalho", garante Loyola.

Para mais informações basta fazer contato pelos telefones 3022 2300 e 99251-7220.