Use a ansiedade a seu favor.

29/04/2022

 A maioria das pessoas possui um conceito extremamente negativo em relação a ansiedade, enxergando-a como a grande vilã ou o mal do século. O que muitos não sabem é que ela pode ser utilizada a nosso favor, em diferentes momentos da vida.     

Mas afinal de contas, o que é ansiedade?                                                                                                                                             Antes de qualquer coisa é importante entender que a ansiedade é uma reação natural do nosso corpo, uma expectativa apreensiva em relação ao futuro. Todos nós a possuímos porque ela funciona como um mecanismo de sobrevivência e nos prepara para enfrentar situações. Existem dois tipos de ansiedade, a positiva e a negativa. A positiva é aquela que estimula o indivíduo a entrar em ação e esperar por um resultado com entusiasmo, mas sem sofrimento. Por exemplo, realizar uma apresentação importante no trabalho, programar uma viagem ou se preparar com antecedência para fazer uma prova. 

Já a ansiedade negativa/patológica é aquela que aparece muitas vezes na vida do indivíduo, e forma desproporcional e com sintomas que causam sofrimento físico e psíquico. Os sintomas mais comuns dessa ansiedade são: taquicardia, sudorese, tensão muscular, dor de cabeça, boca seca, dificuldade de respirar, excesso de pensamentos negativos, entre outros. Existem diversos tipos de transtornos de ansiedade, como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), as fobias específicas e o transtorno do pânico, por exemplo. Todos eles precisam de tratamento para que a ansiedade volte a seu estado de normalidade e não cause mais prejuízos na vida do indivíduo.

Viva bem com sua ansiedade.

Para utilizar a ansiedade a seu favor o primeiro passo é aceitar sua existência e não lutar contra ela. Busque desenvolver autoconhecimento e usá-la como motivação para se mover e alcançar um objetivo de forma saudável. Além disso, manter uma boa alimentação, praticar atividade física, descansar, meditar e, é claro, fazer terapia, são alguns exemplos de práticas que auxiliam na manutenção da ansiedade positiva e no combate da ansiedade negativa. Nos casos dos transtornos ansiosos, além das práticas mencionadas, o tratamento medicamentoso também deve ser adotado.

Gabriel Sagrillo Kirmse | Psicólogo Clínico | CRP:16/7110