Você é uma pessoa feliz?

30/08/2022

Para responder a essa pergunta, precisamos pensar em alguns pontos. O primeiro deles é saber que, por mais que sejam usados como sinônimos, alegria e felicidade representam coisas diferentes. A alegria é uma das emoções mais básicas do ser humano, assim como o medo e a tristeza, por exemplo. Por ser tratar de uma emoção, ela é passageira e volátil. Já a felicidade se configura como um estado de espírito constante, que é construído por atitudes e que contempla outros sentimentos, além da alegria.

Por ser momentânea a alegria pode ser causada por fatores que não garantirão a

felicidade a longo prazo, como os prazeres imediatos da vida (sexo, álcool, dinheiro etc.). É aí que mora a principal diferença entre alegria e felicidade. Podemos ser felizes mesmo em meio a adversidades, justamente pelo fato dos outros sentimentos, como a tristeza, não serem negligenciados. É possível aceitar essas adversidades e dar um outro significado para elas sem perder a capacidade de ser feliz, porque assim como a alegria, esses outros momentos "ruins" também passam.

Uma ótima forma de se tornar uma pessoa feliz e alegre é ter um sentido de vida, ou seja, uma vida que tenha propósitos que transcendam os prazeres momentâneos e as meras circunstâncias. Exercite sua mente constantemente, buscando ter pensamentos como "onde estou e onde quero chegar?". As alegrias serão aqueles momentos de euforia passageiros, que são muito importantes para a nossa saúde mental, inclusive para a felicidade. Mas o que, de fato, sustentará a nossa existência é cultivar a felicidade como um pano de fundo no nosso dia a dia.

Gabriel Sagrillo Kirmse | Psicólogo Clínico | CRP 16/7110

Instagram: @gabrielsagrillo_psi