Vitória Apart Hospital (VAH) promove uma série de ações em comemoração ao Agosto Dourado

20/08/2019

Iniciativa da WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno), a Semana Mundial da Amamentação foi criada em 1992 com o objetivo principal de propor ações de Proteção, Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno. No Brasil, até 2016, apenas uma semana de agosto era separada para levantar essa campanha de conscientização, mas em 2017 isso mudou. O Congresso Nacional sancionou uma lei que estipula que agosto deve ser considerado o mês do aleitamento materno. O dourado, que já estava presente de diversas formas nas campanhas, agora fica ao lado do mês, deixando claro que o aleitamento materno é o padrão ouro para a alimentação do bebê.


O tema da campanha deste ano será voltado para empoderar a Rede de Apoio da mulher que amamenta, que é formada pelas pessoas que estão em volta da mãe auxiliando-a nas tarefas gerais durante este período. Em comemoração ao mês dourado, o Vitória Apart Hospital (VAH) promoverá ações especiais, a partir de hoje, 19 de agosto, visando orientar sobre os cuidados e importância da amamentação. Hospital será decorado com balões dourados, banners relacionados ao tema e papéis de parede em todos os computadores da instituição com perguntas e respostas sobre amamentação.

Além disso, em suas redes sociais, o vídeo "Minuto da Saúde" traz abordagens relacionadas ao tema, apresentadas pela Dra. Geisa Barros, pediatra e uma das diretoras da Perinatal Vitória. Segundo a especialista, promover ações e debates sobre amamentação tem extrema importância. "O leite materno é um alimento completo e deve ser o único ingerido pelo bebê até pelo menos os seis primeiros meses de vida, fornecendo nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da criança e combatendo infecções. Por isso, falar sobre amamentação e tirar as dúvidas das mães é tão importante", comenta.

Ela esclarece, ainda, que a amamentação traz também inúmeros benefícios para a mãe como a diminuição do risco de câncer de mama, endométrio e de ovário, acelera a recuperação da mulher após o parto, diminui a possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2 e auxilia na perda de peso.

A ação é resultado de uma iniciativa conjunta do Vitória Apart Hospital (VAH) e do Perinatal.


Saiba mais
O vídeo "Minuto Saúde" foi lançado há poucas semanas e traz dicas práticas e de fácil compreensão sobre saúde e bem-estar, abordando desde as dúvidas mais simples às mais complexas. Um novo tema é exibido a cada 15 dias e o acesso pode ser feito na fanpage da instituição. Neste mês de Agosto Dourado, exclusivamente, serão exibidosquatro vídeos (um já publicado), sendo um a cada sexta-feira.