Virada da Habitação acontece neste sábado, 06, em Vitória

03/08/2022

Evento que promove moradia digna será realizado na Faculdade Multivix

O evento Virada da Habitação - iniciativa Habitat para a Humanidade - acontece em 13 cidades do país simultaneamente no dia 6 de agosto, e em Vitória será realizado na Faculdade Multivix, em Goiabeiras.

A primeira edição do evento busca promover um debate sobre o fomento à moradia digna por diversos atores da sociedade civil, como ONGs, coletivos, assessorias técnicas, movimentos de moradia, negócios de impacto, empresa, academia, poder público e entidades da classe. Em Vitória a realização do evento fica a cargo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES), da ONG Onze8, Canteiro-Escola Goiabeiras e do Laboratório de Práticas Arquitetura e Urbanismo Multivix Vitória.

Para o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES), Heliomar Venancio, "o evento levanta o assunto com diversas organizações envolvidas mobilizadas para pensar sobre o direito às famílias brasileiras de terem uma moradia digna, afinal é o fundamental, previsto na Constituição", diz.

Heliomar participa da Mesa Redonda que abre o evento, "Panorama Habitacional no Brasil e ES", que começa às 9h ao lado da conselheira estadual, Priscila Ceolin - que é uma das idealizadoras locais do evento, junto com os arquitetos e urbanistas Ivan Rocha, Lucas Damm e Dênis Pacheco.

"Ficamos felizes em trazer para o Estado um evento desse porte, idealizado por profissionais e instituições que se dedicam com muito compromisso à causa da moradia", afirma Priscila Ceolin, que completa que "para o Conselho o tema da democratização da assistência técnica e da moradia é uma questão central e várias ações estão sendo realizadas neste sentido".

O evento é aberto para arquitetos, estudantes e outros profissionais que atuam em órgãos públicos e organizações ligadas à habitação. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/virada-da-habitacao-athis-no-canteiro-escola/1656330. Ainda há vagas.

A Virada da Habitação acontece simultaneamente nas seguintes cidades: São Paulo, Itu, Ribeirão Preto, Maringá, Curitiba, Vitória, Porto Alegre, Pelotas, Brasília, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Recife e Fortaleza.

Para informações acesse: https://www.caues.gov.br/virada-da-habitacao-inscricoes-abertas/

@viradahabitacao

Agenda

06 /08

08h00- ABERTURA

9h às 12h- MESA REDONDA: Panorama Habitacional no Brasil e no ES

12h às 13h- DEBATE

13h ÀS 15h- MESA REDONDA: Política Urbana e habitacional

15h30 às 17h - Experiências regionais de Assistência/Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)

Instagram: @viradahabitacao @oficialcaues @onze8.