Verão e saúde ocular, uma relação que demanda alguns cuidados

07/12/2021

O verão se aproxima e os capixabas já começam a se preparar para aproveitar a estação mais desejada do ano. Esta é a época em que crianças, jovens, adultos e idosos programam muitas atividades recreativas outdoor.

Sinônimo de férias e diversão, a ensolarada estação também demanda atenção especial com os olhos, especialmente, nesses tempos em que a pandemia dá sinais de redução e as atividades ao ar livre estão entre as mais recomendadas pelo baixo potencial de contágio da doença.

A oftalmologista Liliana Nóbrega reforça que a exposição excessiva ao sol forte pode comprometer a saúde dos olhos. Importante, portanto, que os capixabas estejam atentos às recomendações médicas e sigam os procedimentos necessários para que seus olhos se mantenham saudáveis por todo o festejado verão.

"Por ser composta por raios ultravioletas, que aumentam eventuais danos aos olhos, a luz solar pode gerar problemas nas pálpebras (fotodermatite), na conjuntiva (fotoconjuntivite) e na córnea (fotoceratite), além de lesões que levam ao envelhecimento da pele das pálpebras (fotoenvelhecimento). O sol intenso também provoca o pterígio e afeta o cristalino (catarata) e a retina (degeneração da mácula relacionada à idade)", afirmou a especialista.

Diante deste cenário, a oftalmologista elaborou algumas dicas para proteção dos olhos no verão. Confiram a seguir:

• Óculos escuros. Os tenha sempre por perto. Eles são fundamentais para a proteção dos olhos, pois filtram a radiação emitida pelo sol. E ao comprar seus óculos, veja se têm proteção UV.

• Sombra e água fresca. Utilize bonés e chapéus e busque áreas com sombras. Eles também ajudam na proteção dos raios solares.

• Areia. Não só o sol, mas também a areia pode entrar nos olhos e arranhar a córnea, portanto, atenção também a este aspecto.

• Conjuntivite. Evite se contaminar com essa doença comum de verão. Lave sempre as mãos, evite ambientes fechados e coçar os olhos.

• Idosos. Os olhos dos idosos merecem atenção especial no verão. Além de todos os cuidados acima, também é recomendado o uso de um colírio lubrificante, já que nessa idade o olho seco é mais comum.

• Xô celular. E já que é verão e os dias quase sempre são muito agradáveis, desconecte-se um pouco. Nesta época, é importante que crianças e adultos, deixem de lado os celulares, tablets e TVs e, com os devidos, cuidados, busquem o lazer externo. E para aqueles que preferem ficar em casa, vale lembrar que é preciso descansar os olhos por 10 minutos a cada uma hora conectado.

Mais informações: Dra. Liliana Nóbrega, oftalmologista - (27) 98833-0700