Verão: 10 motivos para investir na drenagem linfática

24/01/2023

Muito além de ser um ritual de beleza, a drenagem linfática é um procedimento que ajuda o sistema linfático a funcionar, eliminando as toxinas do nosso corpo. E na estação mais quente do ano, essa massagem é imprescindível para quem sofre com retenção de líquido.

O calor causado pelas altas temperaturas do verão faz com que os vasos sanguíneos se dilatem para ajudar no resfriamento do corpo, o que acaba causando o deslocamento dos líquidos que ficam nos vasos para o espaço entre as células, causando inchaço. É a chamada vasodilatação. Geralmente, o edema é mais visível nas pernas, pés e tornozelos, provocando desconforto, dor e também dando a impressão de ganho de peso.

Juliany Pelissari, proprietária do Buddha Spa Vitória, explica que quando não há contraindicações, a drenagem linfática pode ser uma grande aliada no tratamento de retenção de líquidos, além de ser indicada para grávidas e após a cirurgia plástica, com indicação médica em ambos os casos. "Os efeitos podem ser percebidos desde a primeira sessão. Muitas pessoas já percebem a diminuição do inchaço e maior sensação de conforto e bem-estar. Indicamos, inicialmente 10 sessões, e depois podemos ir espaçando. Com a continuidade e frequência das drenagens os benefícios vão ficando mais notáveis", esclarece Juliany.

Veja 10 motivos para incorporar essa técnica ao seu ritual de beleza, saúde e bem-estar:

1 Desintoxica o organismo: as manobras realizadas durante a drenagem têm o objetivo de estimular o sistema linfático a eliminar líquidos e toxinas do corpo.

2 Combate inflamações: a técnica auxilia na regeneração dos tecidos, tem ação anti-inflamatória e melhora o sistema imunológico.

3 Melhora a celulite: como é anti-inflamatória, ela melhora o aspecto da celulite.

4 Alivia a TPM: como atua sobre o inchaço, ela atua sobre os sintomas da tensão pré-menstrual.

5 Traz relaxamento: engana-se quem pensa que as manobras da drenagem são fortes como as da massagem modeladora. Os movimentos são firmes, porém suaves, trazendo relaxamento ao corpo.

6 Xô, gordura: o procedimento atua nas macromocélulas, melhorando o contorno corporal. Isso acontece devido ao aumento da circulação e ao fim do inchaço corporal.

7 Pernas descansadas: quem trabalha muito tempo sentada ou passa muitas horas em pé, sem se movimentar, pode sofrer com as famosas "pernas cansadas", prejudicando o sistema vascular, causando varizes. A drenagem ajuda a ativar a circulação e deixar o corpo, inclusive as pernas, descansado.

8 Mais ingestão de líquido: quem começa o tratamento, é aconselhado a beber mais água, o que auxilia na adoção de um hábito mais saudável e também a eliminar as toxinas do corpo mais facilmente.
9 Hábitos saudáveis: seguindo a linha da ingestão de água, a drenagem auxilia na adoção de hábitos mais saudáveis, incluindo alimentação balanceada, com pouco sódio e sal, e a movimentação do corpo, com a prática de exercícios físicos.

10 Alívio para gestantes: quando não há contraindicações, a drenagem só faz bem para as grávidas. Como ela ajuda a desinchar e relaxa, é indicada para melhorar o inchaço, a sensação de pernas cansadas e ainda melhora a qualidade do sono.