Últimos dias de inscrições para os chamamentos do Formemus 2022

18/04/2022

O evento será entre os dias 18 e 21 de maio na Casa da Música Sônia Cabral, no centro histórico de Vitória.

O Formemus, maior evento de mercado musical do Espírito Santo, chega à sua quarta edição, entre os dias 18 e 21 de maio, na Casa da Música Sônia Cabral. O evento é uma realização da MM Projetos Culturais com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da ArcelorMittal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. As inscrições para o público participante começam no dia 15 de abril, já as inscrições para os chamamentos se encerram no dia 30 de abril.

Uma das conferências musicais mais relevantes do país, o Formemus é o atual vencedor do Prêmio Profissionais da Música na categoria "Feira e Conferências de Música" e vencedor, por dois anos consecutivos, do Prêmio Funarte de Festivais de Música. A programação formativa desta edição terá 3 dias de painéis, palestras, showcases e as mostras de videoclipes e de fotografias, reunindo profissionais de todo o Brasil envolvidos em todos os elos da cadeia produtiva da música, estimulando a concepção de novos projetos, o fomento de novos negócios e o intercâmbio profissional entre players do mercado brasileiro de música. Além disso, teremos mais um dia com outra ação inédita do Formemus é o "Pitching Musical", que são apresentações fechadas a contratantes e players do mercado musical, exclusivo para artistas do Espírito Santo. Além disso, a ação "Conexão Formemus: Interior & Periferia" ofertará 20 bolsas de participação integral no evento para jovens do interior e periferia do Espírito Santo.

A partir de uma proposta de amplitude geográfica nacional junto a grupos, bandas, artistas e profissionais da nova cena independente de todo o país, o Formemus está com 3 chamamentos abertos para composição da sua programação artística. O de showcases - shows de curta duração, a mostra fotográfica e a mostra de videoclipes. As inscrições podem ser feitas pelo site do Formemus ou pelo link disponível na bio do perfil @formemus no instagram.
Chamamento Nacional de Showcase
Serão selecionadas oito apresentações musicais de 30 minutos que receberão ajuda de custo de 1.000,00 (mil) reais, além de hospedagem e alimentação. As inscrições estão encerradas.
Todos os projetos inscritos serão analisados pela curadoria do evento, tendo por base critérios como, originalidade, performance, qualidade musical e interpretação, além disso, as apresentações devem ser 100% autorais.
Chamamento Nacional de Videoclipe
Um grande diferencial da mostra de videoclipes desta edição do Formemus é que agora ela tem característica de mostra competitiva, com premiação de R$1.000,00 reais.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de abril, cada proponente, sendo artista ou diretor, pode inscrever até dois videoclipes. Serão 20 obras audiovisuais selecionadas pela curadoria do evento, o vencedor da mostra será escolhido através de júri popular e o videoclipe que garantir o primeiro lugar ganhará o prêmio.

Chamamento Nacional Mostra Fotográfica
Com o tema "Performance musical" o Formemus abre chamamento para a Mostra Fotográfica também com formato competitivo, entre os dias 18 e 21 de maio, dentro da programação de capacitação para o mercado da música.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de abril, cada proponente pode inscrever até 3 fotos. Serão selecionados pela curadoria 20 fotografias para serem expostas durante o evento, o vencedor será escolhido por júri popular, a fotografia selecionada para o primeiro lugar terá como prêmio o valor de R$500,00 reais.
Formemus: Conexão Interior e Periferia
Ampliando a acessibilidade do Formemus aos profissionais em formação vindo das periferias ou do interior do estado, a ação "Conexão: Interior e Periferia" irá selecionar 20 jovens que receberão auxílio de transporte e alimentação e uma bolsa para participação integral do evento. As inscrições também vão até o dia 23 abril e os selecionados serão anunciados até o dia 30 do mesmo mês.

Pitching Musical
Realizado em um dia a parte da programação formativa do Formemus, o Pitching Musical será uma ação voltada exclusivamente para a promoção da música capixaba junto a programadores, contratantes, curadores e realizadores de festivais de todo o país, bem como para outros players do mercado. Serão 10 vagas para os artistas do nosso estado e os 2 shows que mais impressionarem os contratantes se apresentarão no último dia do Formemus, no palco externo. As inscrições serão até o dia 30 de abril, somente para projetos do Espírito Santo.

SERVIÇO
Formemus 2022
Data: 18 a 21 de maio de 2022
Onde: Casa da Música Sônia Cabral - Vitória - ES
Inscrições gratuitas para os chamamentos: https://linktr.ee/formemus ou no site https://www.formemus.com.br/
Inscrições para participantes: A partir do dia 11/4/2022 pela Sympla
Informações: 27 3376-1674 - formemus@gmail.com