Tricologia: avanços para evitar a queda de cabelo e devolver a autoestima

06/05/2023

Atualmente, há diversos tratamentos para resolver problemas capilares e do couro cabeludo, área que vem se desenvolvendo muito com a tricologia. A alopecia, popularmente chamada de calvície, por exemplo, pode afetar significativamente a autoestima e a qualidade de vida das pessoas. 

Por isso, o primeiro passo é investigar os tipos de queda de cabelo e alterações inflamatórias do couro cabeludo com exame de tricoscopia e histopatológico, se necessário, para o correto diagnóstico, com explica a dermatologista Christina Drummond, que acaba de retornar da Europa, onde participou de um fellow em tricologia no hospital CUF Descobertas, em Lisboa, Portugal, que é referência em doenças que levam à queda de cabelo e no estudo de células-tronco para o recrescimento capilar.

"Há tratamentos com medicamentos para engrossar os fios e diminuir a queda capilar, para inibir a ação androgênica nos folículos evitando a atrofia e evolução da calvície. Além de laser, radiofrequência microagulhada, intradermoterapia e microinfusão de medicamentos no couro cabeludo".

Saiba mais

A tricologia é a área da dermatologia destinada à prevenção e tratamento incluindo a estrutura e o aspecto dos fios e do couro cabeludo. O médico tricologista busca solucionar os problemas capilares como queda de cabelo, dermatite, psoríase, cabelo oleoso e ressecado, entre outros.