Trend de Tik Tok preocupa especialista do sono

17/08/2022

Uma nova mania lançada pelo Tik Tok - rede social destinada ao compartilhamento de vídeos curtos tem repercutido nos Estados Unidos e já preocupa médicos brasileiros. A trend #mouthtaping incentiva as pessoas a dormirem com uma fita adesiva na boca, dando a entender que com isso haverá uma melhora na respiração.

A médica pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese é totalmente contra a atitude. "Existem muitas modinhas na internet que tem dado bastante trabalho para esclarecermos o quanto faz mal à saúde, e essa é uma delas. "São milhões de visualizações e provavelmente diversas pessoas seguindo um costume que não é comprovado cientificamente e que pode afetar a respiração, o sono", diz a médica.

Sabemos que a respiração nasal purifica mais o ar que inalamos, porém a respiração pela boca faz parte do processo natural do nosso organismo e principalmente quando dormimos. "Pessoas que roncam, que sofrem de apneia do sono não podem nem pensar em fazer uso de fita adesiva na boca, ou ainda se a pessoa tiver uma alergia e obstrução nasal sem conhecimento, pode prejudicar ainda mais seu sistema respiratório", ressalta Jessica.

É preciso parar de seguir modinhas e se informar antes quando o assunto é relacionado à nossa saúde.