Tratamentos para excesso de pelos

22/02/2022

Qual mulher nunca passou pelo incômodo de excesso de pelos em locais não desejados? Além de nascerem em lugares que ninguém gosta, eles têm uma espessura um pouco mais grossa. A disfunção tem nome: Hirsutismo.

O Hirsutismo é o crescimento excessivo de pelos terminais em áreas do corpo feminino seguindo os padrões típicos dos homens. De acordo com a dermatologista Irene Baldi, os pelos nascem abaixo do queixo, acima do lábio superior, ao redor dos mamilos, na região do tórax, nas nádegas e na parte interna das coxas. "É uma queixa muito recorrente e as pacientes querem uma solução porque dependendo do caso algumas se sentem constrangidas", destaca a médica.

Entre as causas para o aparecimento deste pelos indesejados, estão a Síndrome do ovário policístico, a menopausa, obesidade e ainda o uso de medicamentos para tratamento de endometriose, de doenças da tireoide, depressão, calvície, artrite reumatoide e o uso de esteroides anabolizantes.

A boa notícia é que há tratamentos dermatológicos que auxiliam na redução e até eliminação do Hirsutismo. "A Luz Intensa Pulsada atinge o pelo na raiz e enfraquece o folículo, além de prevenir manchas, já a depilação a laser também pode ser feita com resultado eficaz, dependendo da quantidade de pelos e de sua espessura", pontua a médica. Analisamos cada caso e o número de sessões do tratamento que será preciso.