Tratamentos 3D e 4D para a pele Inovação no universo dermatológico

07/04/2021

Com o passar dos anos, as alterações no rosto, como rugas finas, linhas de expressão, manchas, flacidez, vasinhos e até cicatrizes aumentam, e a busca por tratamentos estéticos é uma das alternativas para resolver o incômodo. As tecnologias no universo dermatológico surpreendem e hoje, tratamentos 3D e 4D são opções que minimizam estes efeitos do tempo de forma rápida e segura.

De acordo com a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Karina Mazzini, o procedimento 3D atua nas três camadas da pele, desde a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea) e proporciona uma renovação natural da pele. "Utilizamos tecnologias de acordo com a necessidade de cada paciente, todas em uma mesma sessão", explica a dermatologista.

Os tratamentos acabam sendo personalizados, não é um atendimento padrão, igual para todos. "Por exemplo, para pacientes com manchas no rosto e que querem eliminar rugas e excesso de gordurinhas ao mesmo tempo, vamos preparar o tratamento com um microagulhamento, uma radiofrequência e laser fracionado que irão combater os problemas identificados", destaca Karina. "Outro paciente pode estar com a pele flácida, com queixa na região dos olhos, da boca, iremos utilizar ondas de ultrassom na região e um laser erbium na sessão, e assim seguimos em cada caso", explica.

No tratamento 4D conseguimos tratar as três camadas da pele e o músculo que fica abaixo da pele, também utilizando várias tecnologias. "Depende de cada caso do paciente, eu posso utilizar um laser que irá promover a estimulação das fibras elásticas da face, uma ponteira que irá tratar manchas, outro laser que dará o efeito tensor na pele e uma radiofrequência fracionada que irá promover a renovação celular e restabelecer sua firmeza", destaca Karina.

Uma outra novidade muito utilizada nestas novas técnicas é o tratamento Intraoral. "Este tratamento é feito por dentro da boca, em pontos intraorais onde são aquecidas diferentes camadas cutâneas que firmam e tracionam a pele", explica a dermatologista.

De acordo com a dermatologista, os benefícios dos tratamentos 3D e 4D vão desde o combate aos sinais de envelhecimento da pele, até o retorno da sua elasticidade, com o estímulo da produção de colágeno, proporcionando um efeito de lifting imediato e muito natural. Um dos fatores que agradam é que a composição correta das tecnologias oferece um aspecto renovado. "Os ângulos do rosto, volume e textura da pele são valorizados e o melhor, em um tratamento indolor, e com poucas visitas à clínica", ressalta Karina.

Os tratamentos podem ser feitos em três sessões, que não tomam tanto tempo do paciente, principalmente na atualidade, em que todo mundo anda contra o relógio. "As novas técnicas trazem de volta a naturalidade da pele, ao tratar diversas camadas faciais, resultando no efeito desejado com rapidez", destaca.

Foto Cloves Louzada.

Freepik