Top 5 da imunidade: demanda por vitaminas, minerais dá um salto na produção de manipulados farmacêuticos

03/02/2021

O medo de ficar doente e a busca por melhorar a imunidade fez muita gente virar adepto da suplementação de diversos nutrientes. Farmacêutico fala dos cinco manipulados mais pedidos e porque eles se tornaram queridinhos no último ano

Sem dúvidas, a pandemia provocou um 'boom' na demanda por medicamentos para melhorar a imunidade. Segundo o farmacêutico Márcio Mendes Mello, da farmácia de manipulação Pharmapele Vila Velha, nunca se falou tanto no assunto quanto em 2020, afinal o COVID alertou muitas pessoas sobre a importância de manter a rotina de cuidados com a saúde e principalmente manter a imunidade alta. "Reflexo disso, que tivemos números recordes de vendas de diversos manipulados. Os mais pedidos top 5 da imunidade foram Zinco, Vitamina D3, Magnésio, Vitamina C e Ômega 3. Todos eles passaram de 50% a procura. Alguns chegaram a 80% o aumento de pedidos", explica ele.

O farmacêutico ainda acredita que 2021 a demanda deve continuar alta, "afinal as pessoas perceberam a importância dessa suplementação para maior proteção do organismo, já que a maioria deles não conseguimos suprir apenas com a alimentação do dia a dia", complementa ele.

Mas o farmacêutico alerta: "Qualquer suplementação deve ser feita por um profissional de saúde, já que tanto a falta como o excesso são prejudiciais à saúde humana, e só ele poderá dizer o que cada pessoa precisa dentro das suas especificidades e deficiências".

Confira a lista do top 5 da imunidade e seus benefícios à saúde:

Zinco: ajuda a criar uma defesa no sistema imunológico contra vírus, bactérias e fungos, além de ter ação anti-inflamatória, antioxidante, ajuda a acelerar a cicatrização de feridas, dentre outros benefícios

Magnésio: Melhora o desempenho físico, previne a osteoporose, ajuda a controlar a diabetes, diminui o risco de doença cardíaca, controle da pressão arterial, entre outros benefícios.

Vitamina C: essencial para o bom funcionamento do organismo, ela protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos, combate o envelhecimento da pele, ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol. Dentre outros benefícios estão a redução de sintomas gripais e resfriados, eficiente contra o estresse, e também ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo.

Vitamina D3: é essencial para manter os ossos fortalecidos e na prevenção de fraturas e fragilidade óssea. A Vitamina D3 também fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 e auxilia no combate a obesidade. Melhora também a saúde cardiovascular e ajuda no fortalecimento muscular.

Ômega 3: melhora o aprendizado e memória, possui efeito anti-inflamatório. Age na diminuição dos níveis de LDL e triglicerídeos. Da mesma forma, melhora os níveis do HDL