Terapia inglesa que combate queda de cabelo durante tratamento de câncer é novidade em Colatina

18/12/2019

A São Bernardo Oncologia, clínica recém-inaugurada no Noroeste do Estado, oferece a crioterapia, procedimento que já foi realizado pelas apresentadoras Ana Furtado e Sabrina Parlatore

Um procedimento inédito em clínicas oncológicas no Espírito Santo, a crioterapia, é uma das novidades da São Bernardo Oncologia, espaço médico dedicado ao tratamento dos pacientes com câncer, recém-inaugurado em Colatina. A terapia já foi utilizada pelas apresentadoras Ana Furtado e Sabrina Parlatore e pela mulher do apresentador Marcos Mion, Suzana Gullo, em suas jornadas contra o câncer de mama.

A coordenadora médica de Oncologia da clínica, Layla Torres Gaze, explica que, desde a escolha dos profissionais, todos os detalhes foram pensados no acolhimento e humanização, inclusive estas sessões de crioterapia. "Estamos falando de uma estrutura única no Estado, pois, além de realizar as infusões em salas individuais, com total privacidade e conforto ao paciente e seu acompanhante, teremos também o atendimento inédito em clínicas oncológicas: a crioterapia, que será utilizada para evitar a queda de cabelo das pacientes, garantindo que a autoestima e autoimagem sejam preservadas durante a luta contra o câncer", diz.

Neste procedimento inovador criado no Reino Unido, o paciente utiliza uma touca, com temperatura média de 4°, que resfria o couro cabeludo e promove a contração dos vasos sanguíneos. Com esta contração, os folículos pilosos são preservados, a quantidade de medicamento que chega às raízes do cabelo é reduzida e as chances de queda também. Em estudo realizado por especialistas da Europa em 2000 pacientes em tratamento de quimioterapia, comprovou que a eficácia da crioterapia varia entre 49% e 100% na prevenção da queda de cabelos.

Vale destacar que o serviço oncológico é realizado por equipe multidisciplinar formada por oncologista, oncohematologista, mastologista, cirurgião oncológico, médico de cuidados paliativos, nutricionista e psicóloga. Além disso, serão ofertados os atendimentos da Clínica da Dor - referência no Brasil em dor crônica e certificada pelo pelo Instituto Mundial de Dor (WIP) com a titulação internacional de Excelência em Prática de Dor (EPP).

O diretor do São Bernardo Apart Hospital, Leonan Tofoli, destaca que, com a São Bernardo Oncologia localizada dentro do complexo do hospital, a integração dos serviços é facilitada. "Isso garante ainda mais rapidez e conforto ao paciente permitindo o acesso a laboratórios, serviço de diagnóstico por imagem e pronto-socorro tudo em um só lugar", ressalta.

Infraestrutura

Com uma área de 700 m², a São Bernardo Oncologia conta com sete salas individuais para a administração das sessões de quimioterapia e consultórios. A clínica possui ainda espaço de convivência para os pacientes, projetado para proporcionar momentos de interação entre os pacientes, contribuindo para criar um ambiente de apoio e humanização.

Foto Michel Macedo