Técnica de carga imediata proporciona mastigação e estética em menos de três horas

07/07/2023

Quem não quer boas gargalhadas e sorrir sem medo de ser feliz e com dentes bonitos e saudáveis? Porta de entrada em diversas ocasiões, em entrevistas de emprego, novas amizades, um lindo sorriso é importante para a estética, e também para a saúde mental. O sorriso gera conexões e aumenta a estima e o bem-estar das pessoas.

O tratamento com implantes é muito procurado e essa técnica é realizada com inovação e com resultados rápidos: a cirurgia de implante com carga imediata.

De acordo com a Cirurgiã-Dentista, Mestre em Implantodontia, Especialista em Periodontia e Diretora Clínica do IOS – Instituto Odontológico, Dra. Marlei Bonella, essa cirurgia consiste na remoção do dente, e no mesmo momento, instalação de implante, e adaptação de um novo dente. Tudo isso, em menos de três horas, eliminando a necessidade de usar uma prótese removível ou esperar meses para a Osseointegração do implante! "O paciente restabelece sua mastigação e estética em menos de três horas, ou seja, ele não fica com um espaço na boca sem o dente, já colocamos um provisório, um novo dente no lugar, melhorando o aspecto emocional e o sorriso ", diz a dentista.

Tecnicamente explicando, as coroas ou pontes são fixadas com base em um parafuso de titânio sob o osso em uma única sessão.

Os benefícios do implante com carga imediata são variados e a Implantodontista cita alguns abaixo:

1 – Rapidez: Com o implante com carga imediata, você pode obter uma restauração dentária imediata, em apenas três horas.

2 - Conveniência: A capacidade de ter dentes substituídos em um curto período de tempo é altamente conveniente para muitas pessoas. Isso é particularmente relevante para aqueles que desejam evitar a inconveniência e o constrangimento de usar uma prótese removível durante o período de cicatrização.

3 - Preservação óssea: O implante de carga imediata pode ajudar a preservar a estrutura óssea existente. Quando um dente é perdido, ocorre uma reabsorção óssea gradual na área desdentada. Ao colocar um implante imediatamente após a remoção do dente, o osso recebe estimulação e carga adequada, o que ajuda a preservar sua densidade e volume.

4- Tempo de recuperação reduzido: O implante de carga imediata geralmente requer menos tempo de Osseointegração em comparação com os implantes tradicionais. Essa técnica evita duas cirurgias, a outra técnica, o implante é instalado, aguarda-se um tempo de 3 a 4 meses, para fazer uma outra cirurgia, que é chamada de reabertura do implante.

A doutora Marlei ressalta que para fazer esse tipo de implante, é preciso avaliar alguns fatores como a saúde bucal do paciente, a estrutura óssea da região, a posição do implante, ou seja, é necessário um Implantodontista especializado para avaliar suas opções e determinar o tratamento mais adequado para você.