Sua composição corporal é mais importante do que seu peso!

10/05/2023

A composição corporal de uma pessoa pode ser melhorada diminuindo o percentual de gordura corporal ou aumentando o de músculos, ou realizando ambas as coisas a um só tempo. Qualquer uma dessas mudanças levará a uma diminuição da gordura corporal, que é visto muitas vezes como o único número que descreve a composição corporal.

A dieta e os exercícios podem afetar favoravelmente a composição corporal, mesmo numa eventualidade em que o peso não se altere. Em primeiro lugar, a pessoa deve considerar o número de calorias que está ingerindo. Embora isso não seja a única coisa que importa, as calorias são um dos fatores mais importantes a ser levado em conta. Se uma pessoa ingerir mais calorias do que o corpo utiliza, ganhará peso, provavelmente à custa de gordura; se ingerir menos calorias, perderá peso.

As proteínas são importantes para todas as pessoas, mas aquelas que estiverem tentando ganhar músculos ou perder gordura podem precisar de uma maior quantidade delas. As fibras também têm vários benefícios para a saúde, entre eles o de promover a sensação de saciedade que ajuda a pessoa a comer menos, e podem ser obtidas a partir de uma variedade de alimentos vegetais simples, incluindo feijão, grãos inteiros, nozes e vegetais.
A atividade física e os exercícios são outros componentes que visam melhorar a composição corporal. Eles não só aumentam o gasto de calorias, mas também são necessários para o crescimento muscular ideal. 

Uma vez que a composição corporal pode ser melhorada diminuindo a massa gorda ou aumentando a massa muscular, os músculos precisam ser submetidos a exercícios, para crescerem e ficarem mais fortes. Além disso, os exercícios podem também ajudar na perda de gordura.
Além desses, outros fatores adicionais podem afetar a composição corporal, como um bom padrão de sono reparador e a suspensão de álcool. Alguns fatores que também afetam a composição corporal, mas não podem ser alterados, são a idade e a genética.

Serviço: @leonardo.pianes.nutri