Sono, grande aliado da saúde mental

25/01/2023

Janeiro branco alerta para a saúde mental

Movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental da humanidade - o Janeiro Branco - tem como campanha este ano: "A vida pede equilíbrio". A proposta é que a população busque equilíbrio principalmente após tantos desafios e equilibrar as obrigações, cansaço e motivação, descanso e trabalho, etc.

Para a Especialista em Medicina de Sono Jessica Polese, um dos fatores intimamente ligados à preservação da saúde mental, é o sono.

"Uma boa noite de sono com qualidade e duração adequada preservam a saúde mental do ser humano", afirma a médica.

Já foi provado que quem sofre de insônia, apneia do sono, ronco, despertares precoces constantemente podem desenvolver ansiedade e até depressão.

"Além disso, os distúrbios de sono podem causar vulnerabilidade a infecções virais, ao desequilíbrio inflamatório oxidativo/antioxidante, a doenças metabólicas e cardiovasculares, crônicas como diabetes, obesidade, entre outras", afirma Jessica. Quando dormimos, o cérebro fortalece emoções positivas e enfraquece as negativas. A médica ressalta que os problemas psiquiátricos e do sono afetam diretamente o bem estar e produtividade, sendo grandes os prejuízos individuais e coletivos.

Para combater isso e ter uma boa saúde mental, é ideal manter uma higiene do sono, que seria seguir uma rotina de horário para dormir, evitar usar telas na parte próximo ao horário de recolher-se (computador, tv, celular, tablet), tentar relaxar, ler um livro, tomar um chá, se desligar para iniciar o seu sono. "E ainda prestar atenção no seu dia a dia, seguir uma alimentação saudável, praticar exercícios para todas as ações se refletirem em uma boa noite de sono", destaca.

A especialista também alerta que é necessária uma conscientização da população da necessidade de buscar atendimento profissional, a fim de mitigar sofrimento e adoecimento da população.