1ª Mostra CineMarias está com inscrições abertas até 16 de junho

01/06/2022

O CineMarias está com inscrições abertas até 16 de junho para filmes dirigidos por mulheres. O festival será realizado em setembro com programação gratuita de arte, educação e cinema, no Cine Metrópolis (Ufes). O objetivo é debater o combate à violência e o protagonismo feminino nas telas. O projeto tem patrocínio da ArcelorMittal Tubarão, com intermédio da Fundação ArcelorMittal. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

As produções vão compor as duas mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e capixaba) da 1A Mostra CineMarias - Corpo é Território, que acontece de 1º a 3 de setembro, no Cine Metrópolis (Ufes).

A programação terá, ainda, a Sessão Especial CineMarias com obras produzidas a partir do LAB Audiovisual, voltado a jovens mulheres, entre 18 e 35 anos, moradoras de comunidades da Grande Vitória e interessadas em aprender cinema. As inscrições estão disponíveis em www.cinemarias.com.br.

Podem se inscrever filmes brasileiros dirigidos por mulheres cis, trans, travestis e não-bináries produzidos a partir de 2018, com duração de até 25 minutos. Cada proponente pode enviar até duas obras dos gêneros documentário, ficção, animação ou híbrido. As realizadoras concorrerão ao troféu CineMarias de Melhor Filme e Melhor Direção em ambas as categorias.

Com o tema "Corpo é Território", o CineMarias 2022 propõe uma reflexão sobre a memória social da mulher a partir das experiências de seu corpo individual e coletivo nos espaços que ela ocupa. A Mostra também conta com workshops de criação gratuitos e masterclasses com profissionais reconhecidas do cinema nacional e capixaba.

Para o gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva, as propostas do CineMarias vão ao encontro dos propósitos da empresa, que são contribuir para a realização de ações que estimulem a autonomia e o protagonismo feminino nas mais diversas áreas e atividades, incluindo na escrita e na produção audiovisual, dentre outras.

O CineMarias tem apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, e do programa Agenda da Mulher da Vice-governadoria do Estado do Espírito Santo. A produção é da Lúdica Audiovisual e a realização da Puri Produções e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo - Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço

Seleção de filmes para a 1A Mostra CineMarias - Corpo é Território

Inscrições: www.cinemarias.com.br

Prazo: até 16 de junho

Curtas-metragens: filmes até 25 minutos finalizados a partir de 2018 por mulheres brasileiras

Troféus: para o filme mais bem colocado na 1ª Mostra CineMarias - Corpo é Território