Seja saudável e mantenha a boa forma em dia

12/04/2022

Um dos assuntos mais recorrentes atualmente é o culto ao corpo e necessidade de se enquadrar em padrões de beleza impostos pela mídia, seja televisiva, publicitária e social (internet) e o culto ao corpo magro ainda fazem muitas pessoas procurarem dietas mirabolantes e tratamentos por muitas vezes, sem recomendação médica, que podem até levar à morte.

"As pessoas associam uma boa aparência à estética com um corpo, mas esquecem de pensar em uma boa alimentação, para melhorar a boa forma como um todo", explica a endocrinologista e especialista em Medicina Esportiva, Gisele Lorenzoni. A médica atende diversos pacientes que querem resultados rápidos sem esforço e sem uma rotina adequada de alimentação correta, exercícios físicos, etc.

Para adquirir uma boa forma, o principal é se alimentar bem, ou seja, consumir alimentos saudáveis, naturais, evitar comida embutida e industrializada, como de fast-food. "É preciso incluir na alimentação balanceada proteínas, carboidratos, gorduras fibras, cálcio, vitaminas e minerais na medida certa", explica a endócrino. "É um primeiro passo para um caminho longo que irá ser guiado junto a outros fatores", garante Gisele.

Alguns cuidados diários na rotina também são necessários, como reduzir a quantidade de sal, aumentar a ingestão de água, chás, água de coco e sucos natural da fruta (sem açúcar). "A mudança no estilo de vida é essencial", explica a médica. Um cardápio balanceado - sem excessos - auxilia no sistema imunológico, melhora o humor e automaticamente reduz o estresse. "Assim, há uma melhora como um todo em nosso organismo, porque você vai dormir bem, melhorar o sistema digestivo, prevenir o envelhecimento da pele e ter mais disposição e consequentemente estes fatores te leva à prática do exercício físico que complementa o estilo de vida saudável".

Entre os exercícios físicos, a especialista em Medicina Esportiva afirma que o importante é não ficar parado. "De acordo com a Organização Mundial de Saúde, são recomendados 150 minutos de atividade física aeróbica por semana, mais musculação ", diz Gisele. O ideal é procurar um nutrólogo para começar uma reeducação alimentar.

Box

Por aqui listamos alguns nutrientes essenciais para a sua saúde

Carboidratos - Arroz, trigo, milho, aveia, pães, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, feijão, lentilha, mel, melado, frutos secos.

Gorduras (lipídios) - Azeites, manteigas, óleos vegetais, oleaginosas, ovos,

Água - Indispensável, necessitamos de (no mínimo) dois litros por dia para.

Proteínas - Carne Vermelha, Ovos, soja e derivados, trigo, aveia, amendoim, amêndoas, nozes, quinoa, feijão, arroz integral, milho, vegetais verdes.

Vitaminas - Carne Branca, Cenoura, gema de ovo, azeite e vegetais, abacate e folhas verdes, cereais e levedo de cerveja, amendoim e ervilha, verduras e leite, frutas cítricas.

Sais minerais -Vegetais de folhas verdes, sementes, frutos, cogumelos e algas.