Scalp care: tratamentos para o couro cabeludo são o novo skincare

02/05/2024

Nós lavamos, esfoliamos, tonificamos, aplicamos cremes anti-aging, séruns, hidratantes e filtro solar na pele, certo? E, por que não ter os mesmos cuidados com o couro cabeludo que também é pele?

Mais do que uma tendência, o chamado Scalp Care, em português "cuidados com o couro cabeludo", nada mais é do que incluir na rotina cuidados específicos para essa região. Estudos e pesquisas científicas têm consistentemente demonstrado a importância de um couro cabeludo saudável para a saúde e beleza dos cabelos. A farmacêutica tricologista Cristal Bastos concorda: "Não existe cabelo bonito se o couro cabeludo não for saudável. Ele é a base dos folículos capilares e, se não estiver em boas condições, mais chances de se ter problemas como oleosidade excessiva, coceira, irritação, inflamação e distúrbios como caspa, dermatite seborreica e infecções fúngicas que interferem diretamente no crescimento capilar. A pele do couro cabeludo é mais espessa, tem muitas glândulas sebáceas, contém mais irrigação sanguínea e produz mais sebo, por isso necessita de uma atenção especial", revela a especialista.

E, assim como a pele do nosso rosto, a pele do couro cabeludo é afetada pela genética, pelo envelhecimento, estresse, poluição e estilo de vida, o que pode causar a chamada disbiose capilar, ou seja, quando há um desequilíbrio na microbiota (ou flora) natural da pele do couro cabeludo.

"Quando essas "bactérias do bem" entram em desequilíbrio geram inflamação, queda, enfraquecimento e encurtamento dos fios e impedem que os cabelos atinjam seu potencial máximo de crescimento", explica Cristal.

Tratamentos para o couro cabeludo

Terapia capilar – após avaliação da especialista, é definida a terapia personalizada, que contempla sempre o couro cabeludo e a fibra capilar, com produtos específicos para as necessidades de cada pessoa.

Detox capilar – consiste na aplicação de produtos específicos para a higienização profunda do couro cabeludo, sem agredir os fios. É feita uma esfoliação na região, ajudando na limpeza e na ativação da circulação sanguínea, equilibrando o excesso de sebo e reduzindo, assim, a oleosidade e a descamação.

Argiloterapia – usada para desintoxicar e reequilibrar o pH do couro cabeludo, além de repor os minerais e oligoelementos que são importantes para a saúde da região. Indicada para quem sofre com excesso de oleosidade e também para fortalecimento capilar.

Ritual de óleos- experiência sensorial que alia cuidado do couro cabeludo e dos fios aos benefícios da massagem capilar e da aromaterapia. Os óleos vegetais e essências utilizados são selecionados de acordo com a necessidade individual, restabelecendo o equilíbrio natural, o brilho e o fortalecimento dos folículos.

Massagem capilar – método complementar que melhora a ativação da circulação sanguínea, ajudando no transporte dos nutrientes até os fios. A técnica melhora o crescimento dos fios e pode reduzir a queda capilar. Também é relaxante, ajudando a reduzir o estresse e as tensões do dia a dia.

Vapor de ozônio – técnica com uso de um aparelho que libera o vapor do gás ozônio sobre os cabelos. O objetivo é aumentar a permeação dos ativos utilizados na terapia, potencializando seus efeitos, além de ser bactericida e fungicida, melhorando a saúde do couro cabeludo.

Fototerapia a Laser- aplicação de luz vermelha para tratar queda capilar, melhorando a saúde dos fios, proporcionando brilho, maciez e força.

Microinfusão de ativos- aparelho usado para fazer micro perfurações no couro cabeludo, facilitando a penetração de ativos medicamentosos. Indicado para fortalecimento, estímulo do crescimento, casos de calvície moderada a severa e manutenção de tratamentos capilares.