Saúde e estética: conheça melhor os métodos utilizados para repor vitaminas

08/07/2022

Reposição vitamínica pode ser efetuada por meio de medicação manipulada ou suplementação endovenosa

As vitaminas são extremamente importantes para manter o bom funcionamento do metabolismo: sem elas, nossa saúde física e até mesmo neurológica pode se comprometer. Mesmo podendo ser facilmente encontradas nos alimentos, algumas pessoas precisam recorrer aos medicamentos para repor as vitaminas que faltam.

Um dos métodos mais comuns para repor as vitaminas necessárias é o uso de medicamentos manipulados. Formulados especificamente para a necessidade de cada paciente, esses remédios agem de maneira eficaz para repor as vitaminas que estão em falta no organismo.

Já a suplementação endovenosaé um novo método que tem feito sucesso entre as famosas e digital influencers por prometer turbinar a saúde em algumas sessões. Trata-se da aplicação de um soro vitamínico personalizado para a necessidade de cada paciente, contando com absorção completa e rápida dos nutrientes.

Além de benefícios para a saúde, a suplementação endovenosa também pode contribuir para o fortalecimento de unhas e cabelos e melhorar o aspecto da pele.

Ainda assim, ambos os métodos precisam de atenção: o procedimento ou uso de medicação só podem ser realizados mediante avaliação e indicação médica, pois uma superdosagem vitamínica pode afetar os rins e o fígado, por exemplo.

A farmacêutica Luiza Scárdua, da farmácia de manipulação Globo Fórmula, explica que equilíbrio é a palavra-chave. "Se passar do limite, o corpo pode não aproveitar os benefícios e até mesmo sobrecarregar alguns órgãos", explica a especialista.

Em relação ao método preferível, a farmacêutica completa: "Acredito que, muitas vezes, o custo da suplementação endovenosa não compensa. Se bem manipulado, em local de confiança e tomando corretamente, a absorção do medicamento manipulado é boa e os resultados são tão eficazes quanto", diz Luiza.