São João: aproveite a festividade sem descuidar da saúde bucal

16/06/2022

A ortodontista Catarina Riva indica cuidados que devem ser tomados para manter a saúde dos dentes durante as festas juninas

Pé-de-moleque, paçoca, canjica, cocada e maçã do amor são alguns dos alimentos considerados indispensáveis em uma boa festa de São João. Porém é preciso consumi-los com moderação, pois possuem grandes quantidades de açúcar que podem causar transtornos à saúde bucal. A ortodontista Catarina Riva alerta que o consumo excessivo dessas guloseimas podem causar prejuízos aos dentes, como o surgimento de cáries.
"Entre os transtornos bucais mais comuns nessa época estão a cárie, fraturas nos dentes e inflamação na gengiva, acarretados principalmente pelo consumo de doces muito açucarados e crocantes, como o pé-de-moleque e maçã do amor", comenta Catarina.


A combinação de açúcar e da acidez de algumas bebidas típicas, como quentão, vinho, sucos e refrigerantes, é prejudicial aos dentes, pois essa acidez corrói o dente e ocasiona a descalcificação do esmalte - que, uma vez perdido, ele não se regenera. "Já a ingestão exagerada de doces está relacionada ao surgimento de cáries. Portanto, é necessário
controlar a quantidade de açúcar na hora de comer", ressalta Catarina.
A especialista reforça a importância de reforçar a higiene bucal após sair do arraiá, uma vez que a demora na limpeza dos dentes aumentam as chances de transtornos como a inflamação gengival e cáries. De acordo com Catarina Riva, "é imprescindível que antes de se deitar para dormir, depois de aproveitar as delícias do São João, a pessoa faça uma higiene bucal completa, incluindo o uso do fio dental. Esses cuidados irão prevenir a placa bacteriana, as cáries, o tártaro, além da inflamação das gengivas".


"Além da higiene bucal bem feita; solução paliativa durante a festa junina é ingerir doces acompanhados de água, ou fazer um bochecho para evitar que o açúcar fique muito tempo em contato com os dentes e provoque possíveis cáries", indica Catarina.
Quem usa aparelho, alguma prótese dental ou possui restaurações, deve ter cuidado ao ingerir alimentos duros, como o amendoim, porque podem quebrar ou danificar os aparelhos e atrapalhar o tratamento.
Área de anexos