Robô chega ao ES para diagnosticar doenças do couro cabeludo

01/07/2023

A inteligência artificial se torna cada vez mais aliada da saúde. Agora, um robô conhecido como HairMetrix chegou ao Espírito Santo e promete diagnosticar, entre outros problemas, doenças do couro cabeludo como inflamações, neoplasias e cicatrizes.
A médica Natália Nascif explicou que o robô nada mais é que um sistema de computador que atua em conjunto com o tricoscópio capilar. "A partir dessa fusão, a inteligência artificial faz uma análise imediata do couro cabeludo e nos dá informações detalhadas e precisas, por exemplo, sobre o que causa a calvície naquele paciente", contou.
Além disso, a inteligência artificial consegue passar dados do estado do couro cabeludo, bem como, dos fios. "São emitidas informações sobre diâmetro do fio, comprimento, fios por unidades foliculares e alterações que estejam acontecendo com o cabelo", acrescentou a médica.
Sem cortes ou qualquer tipo de desconforto para paciente, o HariMetrix é a promessa de um tratamento mais eficaz para as doenças do couro cabeludo. "Na medicina quanto mais preciso o diagnóstico, mais eficazes se tornam os cuidados. Esse robô é um grande aliado", pontuou a médica Natália Nascif.