Rinoplastia Ultrassônica: novidade menos traumática e invasiva para modelar o nariz

18/04/2022

Entre os procedimentos estéticos mais procurados pelos brasileiros, destacam-se os realizados no nariz, tanto cirúrgicos quanto não-cirúrgicos. O principal deles é a rinoplastia que vem passando por várias transformações por conta do avanço da medicina. A última novidade neste sentido é a Rinoplastia Ultrassônica que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da estética.

A versão ultrassônica, criada pelo cirurgião plástico francês Dr. Olivier Gerbault, é realizada com um instrumento chamado Piezo, também desenvolvido pelo médico, como explica o cirurgião plástico Fabricio Regiani. "Neste procedimento, a pele do nariz é afastada, deixando o osso exposto para que micro movimentos, rápidos e precisos, sejam feitos no local. Assim a recuperação acontece de forma rápida, com menos dor, inchaço e hematomas".

O médico ainda esclarece que a rinoplastia ultrassônica possui uma precisão milimétrica de corte e modelação da estrutura nasal, o que reduz as possibilidades de insucesso na cirurgia.

A nova técnica tem como principal objetivo beneficiar os pacientes, tornando o procedimento mais rápido, menos invasivo e doloroso. "O procedimento é indicado para qualquer paciente que pretende e necessita tratar a parte óssea do nariz. Essa tecnologia facilita para que o cirurgião preserve estruturas importantes do nariz, como cartilagem, mucosa e vasos sanguíneos, resultando em menos inchaço, sangramento, hematomas e inflamação no período pós-operatório".

A facilidade na recuperação, inclusive, é uma das maiores vantagens, pois o tempo de repouso ocorre de maneira mais rápida e tranquila, permitindo que o paciente retorne às atividades do dia a dia mais rapidamente.

Já na rinoplastia tradicional, no procedimento é utilizando um martelo, que quebra o osso do nariz internamente. Por conta disso, a recuperação cirúrgica é demorada, acompanhada de inchaço e hematomas que aparecem após o procedimento, causando grandes incômodos e podendo também afetar a região abaixo dos olhos.

"O resultado definitivo da rinoplastia tradicional é alcançado em 6 a 12 meses. Com a ultrassônica o tempo tende a ser menor. Os cuidados pós-operatório, são os mesmos da cirurgia convencional. O ideal é que, durante uma semana, o paciente permaneça em repouso e não realize exercícios físicos", alerta o médico.

Para realizar o procedimento da rinoplastia com o instrumento ultrassônico, não há contraindicação. No entanto, cada paciente é único e suas necessidades individuais devem ser avaliadas por um cirurgião plástico.