Rinomodelação: qual a diferença do procedimento para a rinoplastia

14/12/2022

A rinomodelação é um procedimento que se consagrou por ser uma técnica menos invasiva que tem o objetivo de modificar pequenos detalhes no nariz sem cirurgia. Recentemente, ganhou destaque após o cantor Naldo Benny revelar no Instagram que teve complicações após passar pelo tratamento e ter um princípio de necrose no local.

A dermatologista Endrika Endrika Trindade Magnago, da Clínica Alever, esclarece que oprocedimento é realizado com injeções de ácido hialurônico e é indicado para quem deseja mudar algo que não gosta na região, mas tem receio de fazer uma cirurgia plástica. No nariz, pode ser usado para preencher o dorso, o ângulo nasofrontal, o ângulo nasolabial, a ponta e a columela.

Na maioria dos casos, os resultados são imediatos e mantidos por um período que varia de 9 a 18 meses. O procedimento é realizado com anestesia tópica ou com bloqueio anestésico local, mas não é preciso internação podendo ser realizado no próprio consultório médico.

"Porém, é extremamente importante que o procedimento seja feito com um profissional que tenha conhecimento na técnica, na anatomia do rosto, principalmente porque o nariz é uma região muito vascularizada e a aplicação acidental do ácido hialurônico dentro de um vaso sanguíneo pode causar uma oclusão vascular e ter como consequências necrose e até cegueira. Qualquer procedimento tem riscos, por isso, é importante, fazer o procedimento com um profissional que seja capaz de tratar as complicações, ou seja, um médico experiente como um dermatologista ou cirurgião plástico.

Qual a diferença pra rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica com o objetivo de corrigir algo que o paciente se incomoda ou por alguma alteração anatômica disfuncional no nariz. É indicada, sobretudo, para pessoas que não se sentem confortáveis com o formato ou tamanho natural do próprio nariz ou que possuem desvio de septo. A rinoplastia altera a estrutura do nariz, sendo indicada para correções maiores. Ao contrário, da rinomodelação, ela é definitiva. As diferenças entre os dois procedimentos estão no resultado e custo: na rinomodelação pode ser percebido na hora com resultado final em 30 dias, enquanto na cirurgia o resultado final pode ser em até 6 meses, e o custo dela é mais alto. Os resultados são mantidos por um período que varia de 9 a 18 meses. O ácido hialurônico é absorvido pelo organismo após um tempo, sendo necessário repetir o procedimento.