Retenção de líquidos: os benefícios da drenagem linfática para o problema no calor

18/03/2022

A alta temperatura não tem dado trégua e quem sofre com retenção de líquidos sabe que no calor o inchaço corporal piora. O calor causado pelas altas temperaturas da estação faz com que os vasos sanguíneos se dilatem para ajudar no resfriamento do corpo, o que acaba causando o deslocamento dos líquidos que ficam nos vasos para o espaço entre as células, causando inchaço. É a chamada vasodilatação. Geralmente, o edema é mais visível nas pernas, pés e tornozelos, provocando desconforto, dor e também dando a impressão de ganho de peso.

Juliany Pelissari, proprietária do Buddha Spa, explica que quando não há doenças e contraindicações, a drenagem linfática pode ser uma grande aliada no tratamento de retenção de líquidos. "As manobras realizadas durante este tipo de massagem têm o objetivo de estimular o sistema linfático a eliminar líquidos e toxinas do corpo. A técnica auxilia ainda a regeneração dos tecidos, relaxa, tem ação anti-inflamatória e melhora o sistema imunológico", explica a expert em massagens.

Além de tratar o inchaço, o processo ajuda a eliminar a celulite, melhora os sintomas da tensão pré-menstrual e ainda relaxa, trazendo resultados rapidamente. Também pode ser feita por gravidas e após cirurgia plástica, com indicação médica em ambos os casos. "Os efeitos podem ser percebidos desde a primeira sessão. Muitas pessoas já percebem a diminuição do inchaço e maior sensação de conforto e bem-estar. Indicamos, inicialmente 10 sessões, e depois podemos ir espaçando. Com a continuidade e frequência das drenagens os benefícios vão ficando mais notáveis", esclarece Juliany.

Hábitos que melhoram o inchaço corporal

Além da drenagem, alguns hábitos saudáveis ajudam a melhorar a retenção de líquidos.

Beba muita água;

Tenha uma alimentação balanceada, com pouco sódio e sal;

Pratique exercícios;

Tire alguns minutos para se movimentar. Não fique muitas horas na mesma posição.

Contraindicações

Algumas contraindicações da drenagem linfática são em casos de infecções agudas, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, bronquite grave e não tratada e febre.