Refrescantes: chás gelados e deliciosos em alta no verão

23/12/2019

Os apaixonados pela bebida não precisam abandoná-la com as temperaturas mais quentes. Afinal, um chá geladinho refresca e hidrata de maneira saudável

Por muito tempo, o chá ficou caracterizado como uma bebida muito consumida no inverno, para aquecer o corpo e até dar uma relaxada, especialmente à noite. Mas, os hábitos foram mudando e o chá também foi se transformando e se adaptando a outras estações. E neste verão ele chega mais vivo do que nunca, em formatos bem refrescantes que prometem conquistar muita gente.

De acordo com o nutricionista da Bio Mundo, Rodrigo Rosa, é possível encontrar diversos tipos de folhas secas em lojas especializadas em produtos a granel. "Como o preparo na maioria das vezes é simples, os chás orgânicos podem ser facilmente incluídos na rotina. A técnica mais indicada para preparar é por meio da infusão. Neste processo, que pode ser repetido com todos os tipos de chá, os compostos bioativos dos ingredientes são mais facilmente preservados", comenta.

A bebida também contém uma variedade de benefícios que ajudam em diversos problemas de saúde, como no tratamento dos níveis de glicose, por exemplo. "Neste caso a absorção excessiva de açúcar no sangue é inibida pela ingestão da bebida e os níveis de insulina são mantidos sob controle." destaca.

Além disso, o chá é excelente para ser incorporado numa dieta balanceada, já que proporciona uma sensação de saciedade. Também ajuda a restaurar o nível de hidratação no corpo - perdido pelo calor, treino, trabalho ou fadiga - sem adicionar calorias extras ao corpo. "Para aproveitar melhor os benefícios do chá, é interessante ficar atento ao adoçar a bebida também, já que é uma prática muito comum entre as pessoas. O ideal é utilizar alternativas menos processadas, como açúcar mascavo, açúcar de coco, mel ou adoçante como xilitol", indica.

Confira algumas opções de chás refrescantes como sugestão para o verão:

Chá-verde

As propriedades funcionais deste chá são devidas ao seu conteúdo em polifenóis, que auxiliam a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. Ele também atua na redução de colesterol e na queima de calorias, devido à ação antioxidante no organismo e ao aumento do metabolismo. Também devido a essa ação, o chá-verde diminui o risco de infarto e AVC. Para melhorar as propriedades antioxidantes, você pode acrescentar gengibre, limão ou hortelã na receita.

Chá-preto (com limão)

Este é bem a cara do verão! Apresenta menor concentração de compostos antioxidantes, mas, por outro lado, seu nível de cafeína é bem maior do que nos demais - o que faz com que o efeito termogênico (aumento do gasto de energia) seja mais evidente. Além disso, também foi detectada nele uma propriedade que diminui a formação de novas células de gordura. Para conservar melhor as propriedades, é indicado que a infusão seja de no mínimo 5 minutos. Ao final do preparo, podem ser incluídas fatias grossas de laranja ou pêssego. Sabor tropical e diferente de qualquer chá que você já experimentou.

Chá-branco

Retirado da mesma planta do chá verde, possui as mesmas propriedades, mas algumas são mais intensas. Pode ajudar a prevenir doenças do coração e câncer. Ele reduz o colesterol ruim, ajudando no fluxo sanguíneo e protegendo o coração. Ele pode, ainda, diminuir o nível de açúcar no sangue e ajudar a prevenir ou atenuar os sintomas da diabetes. Para combinar com a estação mais quente acrescente um pouco de suco de frutas vermelhas, como morango ou melancia, ao final da preparação. Fica bem refrescante e surpreendente.

Chá de hibisco

Apesar de não ser uma unanimidade no sabor, a bebida tem muitos benefícios, como propriedade diurética e pode regular a pressão arterial elevada. Por conta desses efeitos, é recomendado que não seja ingerido por mulheres grávidas ou que ainda estão amamentando. Para deixar o sabor mais atraente, experimente acrescentar ao fim da infusão uma fatia de maçã ou um pouco de chá de frutas vermelhas. O sabor fica ainda mais rico e refrescante.

Camomila

Ajuda na má digestão, acalma e reduz a ansiedade. Esses são alguns dos benefícios do chá de Camomila, que pode ser preparado usando as flores secas da planta e pode estar também associada à Erva-doce ou à hortelã-pimenta, combinando assim diferentes benefícios.