Quarentena: como não comprometer a produtividade na volta ao home office

01/04/2021

Pensar no bem-estar é essencial, pesquisas alertam que o conforto influencia diretamente na produtividade

Muitas pessoas que já tinham voltado aos escritórios com as medidas de segurança se deparam com um novo momento de medidas restritivas e retornam ao trabalho remoto. Mas como entrar no ritmo do home office novamente de maneira saudável e produtiva?

O bem-estar já era uma preocupação muito antes da pandemia, mas agora ganha força. Isso porque pesquisas garantem que colaboradores satisfeitos são mais produtivos. Segundo estudo divulgado em 2019 pela Universidade da Califórnia, trabalhadores felizes são, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais, o que melhora não só o rendimento, como também a relação entre a equipe e com o cliente.

Mas, para alcançar o tão sonhado bem-estar no trabalho, alguns pontos devem ser considerados, dentre eles a ergonomia, o fluxo de trabalho e o ambiente escolhido para passar as horas de trabalho.

Ergonomia

Para uma jornada de trabalho mais saudável e positiva, é preciso considerar a ergonomia. Além de manter uma boa postura, para isso, é essencial optar por móveis que se adaptem às necessidades de cada pessoa. Questões como a altura da mesa e até mesmo a posição do teclado do computador, também devem ser levados em conta.

"Móveis, incluindo mesas e cadeiras, que podem ser regulados de acordo com o uso e com tecnologias que prezam pelo conforto do colaborador tornam o ambiente de trabalho significativamente mais confortável e, consequentemente, produtivo", explica o empresário Danilo Urbano, da Workline Soluções, empresa que representa marcas de mobiliário corporativo.

Saúde

Pausas são essenciais para aliviar o estresse e manter o foco. Estabeleça blocos de tempo para se concentrar no trabalho, mas faça também intervalos ao longo da jornada. O ideal são pausas curtas, espaçadas e fora da cadeira. Aproveite esses momentos para fazer um alongamento.

Ambiente

Outro fator muito importante para o bem-estar em qualquer local de trabalho - até mesmo em casa - é a arquitetura do espaço, que pode usar a organização, o mobiliário e a decoração a favor do conforto e da produtividade.

"O contato com um ambiente mais natural, que traga tranquilidade para o espaço, é imprescindível quando o assunto é bem-estar. Caprichar em uma iluminação solar - ou que remeta a ela - e investir em plantas na decoração é um bom começo", afirma a arquiteta Bruna Sander.