Quando devemos fazer cirurgia íntima?

20/09/2022

O universo da cirurgia plástica abrange diversas partes do nosso corpo, e as cirurgias são utilizadas tanto para questões de estética quanto para bem-estar. Fato é que com o avanço da tecnologia já é possível fazer operações onde antes nem imaginaríamos, e uma cirurgia que tem tido muita procura é a cirurgia íntima feminina. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é recordista mundial de cirurgias de labioplastia seguido dos Estados Unidos. No Brasil foram realizadas 20.334 e nos EUA, 13.697 no ano de 2020.

De acordo com o cirurgião plástico Humberto Pinto, a labioplastia também conhecida como ninfoplastia é a redução dos lábios vaginais. "O rejuvenescimento vaginal é uma cirurgia simples que fazemos através de uma pequena incisão nos lábios vaginais removendo o excesso e melhorando sua assimetria", explica.

Entre as causas para a procura pela cirurgia, além dos estéticos pode haver desconforto causado por alterações devido à gravidez, hormônios. O médico destaca que além disso, com o empoderamento feminino, tabus foram vencidos e hoje as mulheres têm mais acesso à informação e conhecem mais o seu corpo e a região íntima também incomoda com o passar do tempo. "O aumento dos grandes lábios, a flacidez, a queda da pele sobre o clitóris são as principais queixas das mulheres e além da estética, muitas sofrem com a autoestima, vergonha do parceiro e são fatores que podem até prejudicar a vida sexual", explica o médico.

Entre as cirurgias íntimas além da labioplastia, existem outras opções voltadas para a necessidade de cada uma. "Temos a lipoenxerita, que trata as perdas dos contornos vaginais, a redução do monte de Vênus (localizado acima do púbis) a área sofre algumas reclamações por ter muito volume. A diminuição dessa área pode ser feita com lipoaspiração, a clitoriplastia que é uma cirurgia mais delicada e pode ser feita para remover excesso de pele da área e deixar o clitóris mais exposto. Também há a reconstituição do órgão quando há problemas em que ele aumenta de tamanho e a perinoplastia, que pode ser feita por mulheres que sofreram alterações na vagina decorrentes de partos ou outras lacerações na musculatura, e que causa incontinência urinária", relata Humberto.

O médico alerta que as cirurgias têm recuperação rápida, e cada caso será analisado e indicado de acordo com cada uma.