Qual o tecido indicado para cada tipo de estofado?

27/10/2021

Linho e suede estão entre os materiais queridinhos no momento da escolha de alguns móveis, como sofás, pufes, poltronas e cadeiras

Além de cor, tamanho e modelo, outro critério é fundamental na escolha de móveis com estofado: o tecido. Não há restrições quanto ao tipo, mas é importante ficar atento à padronagem e à resistência do material em certos modelos ou estilos. Outros fatores sobre o ambiente também podem ser determinantes para a sua escolha, como no caso de ter filhos pequenos, possuir animais de estimação ou mesmo se o móvel é para a parte externa ou interna da casa.

A consultora de vendas da Móveis Conquista, Adriana Lovatto, destaca o suede como uma ótima opção para os estofados. "É uma camurça sintética e recomendamos especialmente para os sofás retráteis, por toda praticidade que este tipo de material oferece. Ele tem um toque bem aveludado e está dentre os tecidos mais modernos para essa finalidade. Também é confortável com um bom preço. Os revestimentos desse tipo são, na sua maioria, importados e contam com uma textura que garante muito conforto. Uma de suas vantagens é não possuir trama aparente e, por isso, é fácil de ser limpo com um pano comum levemente umedecido", pontua.

Outra opção também apontada pela especialista é o linho com toda sua versatilidade, propriedades antialérgicas, boa permeabilidade e sustentabilidade ecológica. "Quando puro, ele é bem nobre e tem a capacidade de manter a sua aparência inalterada após anos de uso com uma tendência de manter a sua cor mesmo após sucessivas lavagens. Além disso, este tipo de tecido é sofisticado, macio e proveniente de uma planta herbácea, por isso é bastante natural. A trama é simples e eles podem ser estampados ou lisos. Além de ser ideal em cadeiras, o material também é recomendado para sofás fixos, que dão mais elegância. A limpeza pode ser feita de maneira muito simples, apenas com um pano levemente umedecido", orienta.

Além do conhecimento sobre as melhores opções de tecido serem importantes na hora da escolha do móvel, também pode ajudar a dar aquela repaginada em alguns itens da casa de forma rápida e prática. Também pode ser interessante realizar procedimentos de manutenção do estofado - como a impermeabilização - para aumentar sua vida útil.