Protagonistas: estantes são destaques em lives

24/06/2021

Elas mostram muitas características da pessoa sobre organização, por exemplo, e também oferecem um toque especial no vídeo

Seja com livros, objetos antigos, de decoração, plantas ou fotos, as estantes - independente do seu modelo ou também - sempre tiveram um importante papel como suporte para diversos itens e se destacaram como um móvel que se encaixa em diversos tipos de ambientes. Mas, durante a quarentena, provocada pela pandemia da Covid-19, elas também se tornaram as "donas e proprietárias" das lives, independente do gênero e do formato, mostrando também muito do perfil das pessoas.

Este foi o caso da biblioteca do Príncipe Charles, que surpreendeu por ser quase totalmente composta por livros sobre cavalos; as estantes de Bill Clinton com um tom autobiográfico, mostrando as paixões do ex-presidente e saxofonista com CDs e uma bandeira dos Estados Unidos; a atriz Cate Blanchett fez questão de deixar a vista sua coleção completa do Oxford English Dictionary; o autor e diretor de cinema americano, Terrence Gillian, impressionou também não só pelos títulos de magia, mas pelo look medieval na sua biblioteca.

No Brasil, o cantor Caetano Veloso também apresentou a sua estante para o público em meio a um cenário bem caseiro, durante a live de comemoração do seu aniversário de 78 anos. O espaço contava com livros, obras de arte, CDs e LPs. A crítica do NY Times, Amanda Hess, descreveu o uso da estante de livro como o novo go-to cenário para quem quer dar um ar mais profissional aos seus vídeos nesse tempo de pandemia como "o pano de fundo que dá a impressão que você sabe o que está dizendo".

Com isso, muita gente tem se surpreendido com toda versatilidade possível de se obter com as estantes. Elas permitem uma infinidade de combinações e pode ser ideal para quem gosta de estar sempre reinventando os ambientes de casa, fazendo aquelas mudanças esporadicamente. Por isso, pedimos a consultora de vendas da Móveis Conquista, Adriana Lovatto, para deixar algumas dicas sobre a arrumação desse móvel.

"O segredo para obter leveza é expor as peças, tendo muito cuidado para não ter exagero. É possível também variar a posição dos livros, compondo a arrumação com plantas e outros itens decorativos, que fica um resultado bem bonito", indica. E nem precisa ter uma verdadeira biblioteca em casa para montar uma estante que vai compor o ambiente. "Com os nichos mais altos fica interessante usar gravuras ou quadros para criar um mix de estilos", sugere.