Profissionais fluentes em inglês ganham 83% a mais

27/07/2022

Wander Miranda, CEO da Enjoy Work, destaca que além de altos salários, o inglês fluente proporciona maior chance de contratação e oportunidades internacionais
Dominar a língua inglesa pode melhorar e muito a carreira profissional. Pesquisa divulgada pelo site de empregos Catho no final de 2021, apontou que pessoas que falam inglês fluente possuem um salário 83% maior do que aqueles que não dominam o idioma. Wander Miranda, CEO da Enjoy Work Coworking, destaca que além de altos salários, o domínio do inglês traz outros benefícios para a carreira profissional como chance maior de contratação e oportunidades internacionais.
"Uma boa comunicação é imprescindível no dia a dia das empresas. Essa necessidade aumenta na proporção que eleva o nível hierárquico do funcionário visto que é necessário dialogar com clientes e fornecedores que muitas vezes podem ser de fora do país. Desse modo, dominar o inglês é cada vez mais importante no mercado de trabalho," afirma.
Em 2017, o Catho realizou essa mesma pesquisa, que constatou que os profissionais poderiam ter 38% de aumento. Já na pesquisa do ano passado esse índice aumentou para 83%, um crescimento de 45 pontos percentuais na média salarial de vários cargos analisados.
Wander lembra que o domínio do idioma é uma característica que muitos empregadores levam em consideração na hora de contratar um novo funcionário. "Em uma entrevista de emprego saber inglês revela uma característica positiva acerca do comportamento do candidato - a necessidade de se capacitar e se aperfeiçoar cada vez mais," analisa.
Matheus Tabosa, professor de inglês e co-fundador do Programa Insiders - iniciativa focada no ensino de inglês para negócios realizada pela Enjoy Work, defende que em função da globalização o inglês deve fazer parte da rotina dos escritórios. "Saber inglês proporciona facilidade na comunicação, além da possibilidade de atender clientes, fornecedores e parceiros de outros países. Desta maneira, é necessário ter habilidades com essa língua, que é uma das mais faladas do mundo, criando assim um leque gigantesco de novas oportunidades," comenta o professor.
Matheus reforça que o ensino de inglês para o meio business é um pouco diferente do inglês comum encontrado no mercado e é focado na compreensão oral, uma vez que é necessário compreender perfeitamente o que o cliente/fornecedor está querendo comunicar. "Nesse modelo focamos no dia a dia do 'business' do aluno, criando ambientes reais que possam surgir para ele, além de criar ambientes de imersão no idioma juntos aos colegas," finaliza o professor.