Probióticos: uma alternativa para tratar depressão, ansiedade e garantir um corpo mais saudável

14/10/2021

Conhecidos como "bactérias do bem", farmacêutico fala sobre o aumento da busca pelos probióticos, responsáveis por melhorar qualidade de vida e até diminuir gordura abdominal

Você sabia que o intestino é considerado, pelos especialistas, o nosso segundo cérebro? Isso porque, muitas vezes, é ele quem determina as emoções e até as preferências alimentares do ser humano. Para se ter uma ideia, o órgão possui cerca de 500 milhões de neurônios, as mesmas células que constituem o cérebro.

Cerca de 90% da serotonina (hormônio que atua no humor, qualidade do sono, apetite e até em quadros de ansiedade e depressão) presente no corpo humano está localizada no trato gastrointestinal. Por isso, segundo o farmacêutico Márcio Mendes Mello, da Pharmapele Vila Velha, é extremamente importante cuidar da saúde do intestino: "quando saudável, o intestino converte o triptofano (aminoácido essencial encontrado em alimentos como peixe, ovos e castanhas) em serotonina, regulando o bem-estar físico e emocional da pessoa. Quando os níveis de serotonina estão baixos, problemas como ansiedade e depressão podem aparecer", afirma Mello.

Um estudo publicado na Revista Ciência e Nutrição dos Alimentos mostrou que pessoas constipadas ficam mais estressadas e que o uso de probiótico melhorou significativamente o estado geral dos participantes: 41% deles afirmaram que o stress reduziu com o uso das bactérias.

Além disso, os probióticos também ajudam a reduzir as gordurinhas indesejadas. O farmacêutico Márcio Mello ressalta que existe uma associação direta entre a saúde intestinal e o desenvolvimento da obesidade: "da mesma forma que o desequilíbrio entre bactérias dificulta o emagrecimento, a ingestão de probióticos pode auxiliar na perda da gordurinha na região abdominal".

Estudos feitos pelo European Journal of Clinical Nutrition provaram a importância do consumo regular de probióticos. Indivíduos que ingeriram leite fermentado acrescido de probiótico (lactobacillus gasseri) reduziu a gordura visceral em 4,6% e a gordura abdominal subcutânea em 3,3%, além de reduzir o peso, circunferência de cintura e quadril, enquanto os que ingeriram somente leite fermentado não apresentou nenhuma melhora. Quando testado com doses diferentes, houve também uma redução de 8,5% da área da gordura visceral, em avaliação por tomografia computadorizada.

Sendo assim, o farmacêutico da Pharmapele reforça, 'a suplementação com os probióticos em cápsula, pó ou outras formas farmacêuticas são uma excelente escolha para quem deseja manter o equilíbrio entre corpo e mente plenamente saudáveis'.

Pharmapele Vila Velha

Lançamento Sleep Max - R$ 89,90

Avenida Jair de Andrade, 561, loja 1, Itapuã, Vila Velha.

Tel: (27) 3149-9869. Whatsapp (27) 99224-1352

Horário de funcionamento: De segunda a sexta de 8h às 18h, e aos sábados de 8h às 12h.

Instagram: @pharmapelevilavelha

Delivery em toda Grande Vitória