Primeira plataforma de financiamento coletivo do mundo do vinho no Brasil é lançada em Vitória

03/02/2023

O 'Em busca do Vinho' vai levar experiências exclusivas para os amantes do vinho, possibilitando o acesso a vinhos de vinícolas boutiques de vários países do mundo, que não são comercializados no Brasil, por valores justos

Em evento para convidados, foi lançado, na última semana, em Vitória, a plataforma digital 'Em busca do vinho' (embuscadovinho.com.br), projeto de financiamento coletivo que busca oportunizar ao Brasil o acesso a vinhos de alto padrão, referenciados e por um preço justo. O idealizador da iniciativa, Pablo Oliveira, foi o anfitrião da noite.

No lançamento, os presentes conheceram em primeira mão os três primeiros vinhos lançados na plataforma, em um menu harmonizado assinado pelos chefs Gastão Medeiros e Dante Sales. "Somos uma solução inovadora voltada para o mercado vitivinícola brasileiro, com o objetivo de incentivar e estimular o crescimento do mercado de vinhos no Brasil, usando os conceitos da economia criativa e colaborativa e com pegada ESG (social, ambiental e governança). Nosso projeto é voltado para o amante e consumidor de vinhos no Brasil", explicou Pablo Oliveira.

Foram apresentados os seguintes vinhos: o premiadíssimo e raro Blanc Rivotte2020, 100% Sauvignon Blanc do Vale do Loire, na França; o Reticências 2022, um blend inédito no mundo das uvas Pinot Noir e Teroldego, exclusivo para a plataforma, direto de Bento Gonçalves/RS e o Terre D'Or 2014, premiado vinho francês da margem direita de Bordeaux, acompanhados de jantar harmonizado preparado a quatro mãos pelos chefs o carioca/capixaba Gastão Medeiros e o pernambucano Dante Sales.

Participaram do evento formadores de opinião, profissionais da imprensa e especialistas em vinhos, como o enólogo gaúcho Joel Ferrari e a proprietária da vinícola francesa VignoblesBouillac, Danielle Chambaraud, que desembarcaram no Estado especialmente pelo lançamento. Eles são responsáveis por dois dos vinhos disponibilizados com exclusividade pela plataforma, o Reticências 2022 e o Terre D'Or, respectivamente.

Pablo Oliveira e Danielle Chambaraud, proprietária da vinícola francesa VignoblesBouillac

Inovação

O 'Em busca do Vinho' tem entre os objetivos incentivar e estimular o crescimento do mercado de vinhos no Brasil, usando os conceitos da economia criativa e colaborativa e com pegada ESG (social, ambiental e governança). "Somos uma solução inovadora em conceito, voltada para o mercado vitivinícola brasileiro, focada em campanhas de vinhos finos. Aqui a coletividade viabiliza o acesso a vinhos exclusivos ou inéditos. Como toda campanha de financiamento coletivo (crowdfunding), estabelecemos uma Meta, no nosso caso de aquisição de garrafas, a ser batida. Mas diferente do financiamento coletivo tradicional, a meta batida significa antecipação de entrega, ou seja, se a meta for atingida antes do fim da campanha, iniciaremos as entregas dos vinhos, pois teremos volume que justifique uma logística eficiente e, consequentemente, redução de emissão de CO2, atendendo a nosso pilar ambiental", explica Pablo Oliveira.

O projeto também vai levar experiências exclusivas para os amantes do vinho, possibilitando o acesso a vinhos de vinícolas boutiques de vários países do mundo, que não são comercializados no Brasil, por valores justos, utilizando, para isso, os conceitos da economia criativa e colaborativa. Tudo isso graças a uma equipe que conta com winehunters, ou seja, profissionais especializados que estão em várias partes do mundo com a missão de buscar por novidades e clássicos que não são possíveis adquirir no comércio brasileiro.

Sobre o projeto

O Em busca do vinho foi aprovado no edital do Programa Tecnova II para fomento à inovação, com recursos do Finep e da Fapes. Em janeiro de 2022 foi incubado no Hub de Inovação Base27 e, posteriormente, passou a ser residente no Fonte.Hub da Rede Gazeta, onde o projeto foi desenvolvido ao longo do ano.

Vale destacar que o Em busca do vinho segue o conceito ambiental, já que atua com uma logística inteligente e eficiente para redução da emissão de CO2 e social, pelo apoio a projetos sociais, apoiando a inclusão e a diversidade.

Desdobramentos

Pablo Oliveira informou, em primeira mão, no evento, sobre os desdobramentos do projeto: proporcionar experiências exclusivas para quem quiser conhecer vinícolas em várias partes do mundo. "Tem muitos lugares encantadores e alguns deles descobri no decorrer das visitas que fiz para conhecer vinícolas no Brasil e no exterior. Vamos fortalecer o enoturismo", disse.