Primavera: inspiração para decorar os ambientes da casa

18/09/2019

Ambientes mais claros e coloridos, além de estampas de flores e pássaros dão o charme na decoração

A chegada da primavera, na próxima segunda, dia 23 de setembro, pode servir de inspiração para renovar a decoração da casa. Ambientes mais claros e floridos dão um aspecto de alegria e aconchego. E essa leveza pode ser representada em qualquer ambiente, da sala de estar até a cozinha, passando pelos móveis, paredes e cortinas.

A mudança pode começar pelas paredes. Você pode renovar a tinta, colocar um papel de parede ou optar por desenhos artísticos, uma tendência na decoração. Foi isso que a designer de interiores Flávia Dadalto fez no ambiente em que assina na Mostra Viver Bem Modani. A profissional apostou no clima da primavera para desenvolver o projeto da sala de estar 'Aquarela'.

Nas paredes, Flávia optou pelo tom pastel para ser pano de fundo de desenhos e quadros de flores e pássaros. As cortinas brancas deram um toque de sutileza no ambiente. Arranjos de plantas também compõem o ambiente. O estofado branco realça ainda mais a aquarela de cores nas paredes.

Para quem não tem tempo para trocar as cores das paredes, a sugestão é investir nos detalhes. "Há muitas opções de almofadas com estampas florais e de pássaros. Elas dão um charme ao ambiente. Os arranjos de flores naturais ou artificiais também deixam os ambientes mais alegres. Na sala de estar os arranjos de flores devem ser menores. Eles podem ficar em mesas laterais ou perto do espelho. Já na sala de jantar, opte por arranjos longos no centro da mesa", explicou a designer de interiores.

Na cozinha, uma dica é apostar em pequenos vasos com plantas aromáticas como hortelã, pimenta, alecrim e manjericão, eles vão dar um toque mais colorido no ambiente, além de deixar um cheiro agradável.

E para quem quer alegrar a casa fugindo da tradicional estampa floral, a dica da arquiteta Juliana Mattos é apostar nas cores. "O coral vem bem forte e promete ser um dos tons mais requisitados. Outras cores em alta são rosa, amarelo forte e azul", complementa ela.

Outro exemplo do floral aplicado de uma forma diferente é a 'Sala de estar" assinada pelo Léo Shehtman na Mostra Casa Aconchego da Conceito Sier. Um dos destaques do espaço é o papel de parede com fundo preto onde o arquiteto assina um desenho autoral de folhagens florais, que imprime ao ambiente um ar bem primaveril. O desenho cria um contraponto entre os tons sóbrios como preto e cinza usado pelo arquiteto com os mobiliários da Conceito Síer.

Revestimento

Uma dica para deixar a casa no clima da primavera é apostar em revestimentos com ar floral, e nesse quesito a azulejaria surpreende com uma infinidade de estampas e cores. Segundo as arquitetas Thaise Colodette e Fernanda França, da loja de revestimentos Artmento, outra possibilidade também é fazer composições com ladrilhos hidráulicos, revestimento cimentício muito conhecido pelas estampas florais. O material possibilita a personalização das cores, deixando os espaços com propostas únicas e exclusivas, e podem ser aplicados não só nas paredes como também nos pisos.