Prevenção de Queimaduras no mês de junho

07/06/2022

Entre diversas campanhas de prevenção ligadas à saúde no mês de junho, o Junho Laranja destaca a prevenção de acidentes com queimaduras.

Nesta segunda-feira, dia 06, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), iluminou alguns monumentos e associações médicas do país, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte - na cor laranja - para ressaltar a importância do Dia Nacional de Luta contra a Queimadura.

De acordo com o cirurgião plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Humberto Pinto, é uma forma de alerta para divulgarmos as orientações para evitarmos as queimaduras. "Geralmente um simples ato caseiro, um descuido pode tornar-se uma tragédia", afirma o cirurgião.

O aumento do uso do álcool em gel, álcool líquido durante a pandemia, fez aumentar casos de queimadura, em alguns casos leves. "Para a queimadura chegar ao ponto de ser tratada por um cirurgião plástico, é preciso ser de segundo ou terceiro grau, quando se atinge a epiderme, além de músculos e podendo chegar aos ossos", explica o médico.

Além disso, dependendo da gravidade de uma queimadura por conta de incêndios, acidentes de trânsito, entre outros, lesões em locais específicos podem causar acometimento funcional. "Há um prejuízo da mobilidade do corpo, e podem acontecer em áreas como dobras de pescoço, cotovelo e axilas", afirma o cirurgião.

O cirurgião plástico promove a cicatrização da área lesionada removendo o tecido desativado e em casos mais graves há cirurgias de enxerto. "Também existem casos mais leves onde realizamos pequenas cirurgias para uma melhora estética menor", pontua Humberto.