Preto e branco: clássico da decoração que nunca sai de moda

Ao mesmo tempo que é um coringa, o preto e branco é uma combinação de cores, que requer planejamento visual e equilíbrio para um bom resultado final.

Já declarado na moda como cores básicas e que atendem a diversas ocasiões, o preto e branco também faz bonito na decoração. Juntos, eles oferecem uma combinação harmônica para atender qualquer estilo de projeto. Além disso, estes tons levam para o ambiente uma aparência fresca, limpa e sofisticada. A composição do espaço ainda pode conter itens em tons vibrantes, como vermelho, amarelo, laranja e turquesa.

De acordo com a consultora de vendas da Móveis Conquista, Adriana Lovatto, a decoração em preto e branco é contemporânea e pode ser aplicada, praticamente, em qualquer tipo de ambiente, resultando em uma atmosfera bem elegante. "Este tipo de arrumação também envolve o uso de tons adequados de mobília e formas simples, mas dá liberdade para experimentar com todas as tonalidades de cores neutras ou acentuar o design do ambiente com cores fortes e brilhantes", comenta.

Mesmo que as cores principais da decoração sejam concentradas no preto e branco, é possível apostar na combinação tom sobre tom ou usar cores contrastantes nos detalhes do ambiente, para dar vida e um toque especial ao lugar. "Nessa harmonização podem ser utilizados plantas, quadros, almofadas, tapetes, cortinas e outros objetos de decoração. Também pode ser feito de forma contrária, usando-se o preto em acessórios, luminárias, acabamentos, pintura ou em um móvel de destaque. Isso ajuda a ressaltar pontos específicos e a refinar qualquer espaço", recomenda.

Segundo o arquiteto Flavio Zamborlini, paredes pretas dentro de casa também são um recurso interessante. "As cores escuras aplicadas de forma correta, podem deixar os ambientes mais aconchegantes, luxuosos e modernos. A facilidade de combinar a cor com outros tons, é um dos pontos positivos e favoráveis na escolha do preto. Desta forma, cria-se um bom contraste com o restante da decoração, podendo ser utilizado em qualquer objeto, revestimento ou acabamento, dando o destaque desejado ao projeto", indica.

Para não deixar o ambiente monótono, o arquiteto orienta ainda que é possível mesclar padrões lisos, texturas estampas na decoração, variando tons brancos e pretos. "Só é preciso equilíbrio para que o uso dessas cores não sobressaia uma em detrimento da outra, causando espaços visualmente reduzidos pelo uso exagerado da cor. É um clássico e um verdadeiro coringa para diversas ocasiões", conclui.