Pressão alta e diabetes afetam saúde bucal alerta especialista

31/05/2022

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), cerca de 38,1 milhões de brasileiros têm pressão alta e mais de 12,3 milhões, diabetes. Esses dados, por si, são preocupantes, porém há um agravante. Segundo a ortodontista, Catarina Riva, as condições médicas de diabetes e pressão alta, entre outras, podem afetar sua saúde bucal, corroendo os dentes, inflamando as gengivas, causando mau hálito e pode até a perda dos dentes.
Em relação à pressão alta, Catarina explica que os remédios geralmente utilizados para o tratamento da hipertensão, têm como efeito colateral a inflamação nas gengivas. "Para garantir o diagnóstico precoce e tratamento adequado é importante que o paciente mantenha visitas de rotina ao dentista", aconselha.


Já para pacientes diabéticos, o risco maior é de doenças gengivais e até a perda dos dentes devido à má circulação.
"Quando não controlada, a diabetes contribui para o surgimento da halitose (mau hálito). Pessoas diabéticas devem redobrar o cuidado ao escovar os dentes e usar fio dental, bem como manter visitas periódicas ao dentista para manter a saúde dos tecidos da boca que são altamente afetados pela diabetes, podendo provocar desde inflamação até a perda dentária", alerta a especialista.