Pouco sono pode provocar aumento de peso. 

29/09/2021

Dormir menos de sete horas aumenta a fome

O ato de dormir é importante para o ser humano, e cada vez mais estudos são divulgados sobre o assunto. Pesquisa recente realizada nos Estados Unidos pela Universidade de Ohio mostra que dormir menos que o recomendado aumenta as chances de ingestão de alimentos mais calóricos. Os cientistas observaram na pesquisa realizada que os participantes não dormiram ao menos sete horas por noite.

De acordo com a pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese, "geralmente, sete horas de sono é o mínimo indicado pela Academia Americana de Medicina do Sono para adultos", afirma. "Se o indivíduo dorme menos, ou tem interrupções de sono e uma noite mal dormida isto pode afetar diversas ações ao longo do dia, entre elas o aumento do apetite", explica a especialista.

O cérebro entende que precisa de energia, devido aos hormônios que são responsáveis pela fome e saciedade, a grelina e a leptina. "A grelina induz o apetite e a leptina reduz a vontade de comer. Com o sono alterado a leptina tem seu funcionamento alterado e o estímulo para comer aumenta, originando assim o aumento do peso", explica Jéssica.

Além disso, a melatonina - que é produzida pela glândula pineal encontrada no cérebro somente à noite - é responsável pela programação do nosso corpo na hora de dormir, aumentando o sono, e diminuindo a fome, além de reduzir a pressão arterial, promovendo todas as mudanças necessárias para o período de descanso. "Quando não há este repouso, o corpo não consegue entender se é dia ou noite, então é mantida a fisiologia do dia, o que provoca fome e ingestão de alimentos", afirma a especialista em Medicina do Sono.

"Procure tentar dormir bem, pelo tempo que faz bem à você, e sem trocar a noite pelo dia, caso possa, cuide de sua saúde", sugere a médica.