Positividade Tóxica

15/07/2022

Seria tão bom se pudéssemos resolver todos os nossos problemas sendo otimistas e estando sempre de bom humor com a vida né?! A positividade pode ajudar muitas pessoas no enfrentamento de obstáculos, mas será que ser sempre "good vibes" é suficiente para todo mundo? Será que as mudanças que acontecem na nossa vida dependem única e exclusivamente dos nossos esforços?

Frases como "nunca desista", "o sucesso só depende de você" ou "você precisa ser mais positivo" podem mais prejudicar do que ajudar. Incentivar um sentimento de positividade constante e responsabilização completa do outro pode causar sensações negativas como pressão, incapacidade e frustração. Precisamos ter consciência que somos todos diferentes em potenciais e perspectivas. Às vezes, mudanças dependem de muitas outras variáveis, além daquelas que estão ao nosso alcance e os privilégios que algumas pessoas possuem são diferentes dos das outras. Entender isso é fundamental para estimular alguém a alcançar algum objetivo de forma otimista.

Busque transformar sua positividade tóxica em validação e incentivo, trocando frases como "pense coisas positivas", "não desista", "apenas seja feliz", "veja o lado bom em tudo", para "deve ser difícil ser positivo agora, vou emanar bons pensamentos para você", "desistir algumas vezes é normal, qual poderia ser um resultado ideal?", "estar assim é tão ruim, o que posso fazer hoje para te ajudar?", "é difícil ver o lado bom nessa situação, vamos dar sentido a tudo isso depois".

Embora pensar positivamente tenha muitos benefícios, esses pensamentos podem se tornar tóxicos quando você aceita como a única maneira de resolver situações e impõe isso ao outro e a si mesmo. Portanto, reconheça que existem muitas variáveis no processo de mudança e na jornada para o alcance de algum objetivo.

Gabriel Sagrillo Kirmse

Psicólogo Clínico

CRP 16/7110

Instagram: @gabrielsagrillo_psi