Por mais qualidade de vida e menos dor para doentes crônicos

29/07/2019

Hospital promove capacitação em Cuidados Paliativos para seus profissionais. Próxima agenda será com palestra ministrada por especialista reconhecida nacionalmente como referência em Direito Médico e da Saúde

Medicamentos, internações, exames, cirurgias, quimioterapia. O processo de adoecimento - especialmente nos casos crônicos - não é fácil nem agradável e os tratamentos médicos, apesar de sua proposta de aumentar a expectativa de vida, também podem causar dores e sofrimento.

Há ainda que se considerar a família, que tem toda a sua dinâmica alterada diante do cuidado de um doente crônico. E isso tudo agravado pela carga emocional de que cuidar de um ente querido que, apesar dos cuidados, vai morrer em breve.

Para auxiliar nesse momento, existe uma área na saúde chamada de cuidados paliativos, que se preocupa com a pessoa adoecida, e não necessariamente com a cura das doenças, e tem intenção de atender às pessoas integralmente e suas famílias, independentemente da fase da doença e do prognóstico.

Para capacitar seus profissionais de saúde acerca das melhores práticas e coordenação desses cuidados, o Vitória Apart Hospital (VAH) criou uma Comissão de Cuidados Paliativos que vem realizando eventos internos com o objetivo de sensibilizar e instrumentalizar sua equipe multidisciplinar sobre o tema.

A próxima capacitação já está agendada. Será realizada no dia 02 de agosto, sexta-feira, e tratará de um tema de extrema relevância que é Testamento Vital, instrumento que garante a autonomia e direito dos pacientes em Cuidados Paliativos expressarem livremente sua vontade, incluindo a manifestação de formas de tratamento e metodologias terapêuticas que deseja que sejam tomadas ou não pelo médico. A palestra central do evento será "A Instrumentalização do Testamento Vital no Ambiente Hospitalar", ministrada pela renomada profissional, reconhecida nacionalmente como referência em Direito Médico e da Saúde, Prof.ª Luciana Dadalto, Doutora em Ciências da Saúde, Mestre em Direito Privado, Advogada especialista em Direito da Saúde. Ela também é administradora do portal www.testamentovital.com.br e speaker do TEDxFCMMG com o talk "A consciência da morte nos faz humanos". O evento será no auditório do Vitória Apart Hospital (VAH) a partir das 09 horas.

A programação contará, ainda, com outra palestra, também com a Dr. Luciana Dadalto, sobre "Morte Digna no Ordenamento Jurídico Brasileiro". Esta segunda apresentação será às 14 horas, no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, com a presença do secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Medeiros, de membros da Procuradoria e Corregedoria do Estado, di Ministério Público, e de representantes do Conselho Regional de Medicina e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

Saiba mais

O conceito de cuidados paliativos foi criado em 1990 e atualizado em 2002. Trata-se de uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças ameaçadoras à continuidade da vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento. Os cuidados paliativos não se baseiam em protocolos, mas em princípios, acreditando numa vida que ainda pode ser vivida apesar das dificuldades decorrentes do adoecimento.

Vitória, 26 de julho de 2019

Mais informações:

  • Ilda Castro - Mile4 Assessoria de Comunicação (27) 3205.1004
  • Rosane Freitas - Mile4 Assessoria de Comunicação (27) 3205.1004