População escova pouco os dentes, revela pesquisa do IBGE

17/06/2023

A recomendação é escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia e sempre após as refeições. Mas a prática tem sido bem diferente, segundo Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostram que cerca de 90% da população escova a dentição, no máximo, duas vezes por dia.

A dentista Marlei Bonella afirma ser alarmante esse nível de descuido com a higiene bucal. "A falta de escovação dentária da forma correta favorece o surgimento de problemas como cáries e até periodontite", disse ela, que atua como diretora clínica do IOS Instituto Odontológico.

Ainda de acordo com a profissional, a longo prazo a falta de higienização correta dos dentes pode provocar até mesmo a perda da dentição. O próprio levantamento atesta isso. Segundo as informações da pesquisa, 25% das pessoas de 45 a 59 anos, e outra fatia de 28% com idade entre 60 e 74 anos, perderam 13 ou mais dentes.

"Uma vez que perdemos o dente a solução é o uso de prótese ou implante. São alternativas seguras e viáveis que a odontologia oferece hoje para o paciente, mas o melhor é sempre não deixar chegar ao estágio da perda", acrescentou Marlei Bonella.