Poltronas decorativas: design e aconchego no mesmo móvel

31/05/2021

A diferença delas para os outros modelos é que, além de serem muito confortáveis, elas também deixam qualquer cômodo ainda mais interessante

Há algum tempo, as poltronas já conquistaram o seu lugar ao sol e se tornaram elementos essenciais na decoração da casa. Alguns modelos são dedicados para os papais, outros são voltados para os momentos de descanso em frente a TV e, especialmente neste período que os escritórios estão invadindo as residências, alguns desses estofados são ideais por serem mais compactos e servir para compor uma pequena sala de espera ou de reuniões, por exemplo.

A consultora de vendas da Móveis Conquista, Adriana Lovatto, comenta que se combinado com toda a decoração dos demais cômodos da casa, este tipo de móvel deixa o espaço mais confortável e ainda com muita elegância. "Se for uma opção para o ambiente do escritório, é interessante escolher uma peça que não seja reclinável já que a ideia não é ser um espaço de descanso. Mas, se for para outros locais, vale a pena investir em uma poltrona decorativa, do tipo "namoradeira", que é aquela que possui dois lugares, ou ainda móveis mais macios e avolumados", orienta.

Uma boa ideia também de espaço que a poltrona decorativa compõe é num ambiente próprio para leitura. Neste caso, a sugestão é colocar uma pequena mesa com abajur ou luminária, próxima a uma estante de livros e, para completar, uma poltrona decorativa reclinável. Assim, você terá um espaço convidativo e ideal para o conhecimento.

A outra opção - também interessante - é colocar a poltrona decorativa nos quartos para criar um espaço de estudos, de descanso ou para receber pessoas. "As versões com cores alegres e design diferenciado ficam muito bem dispostas em todo tipo de quarto e levam muita personalidade para o ambiente. Para adolescentes, a estampa com efeito de jornal faz o maior sucesso; para quartos femininos há modelos com padronagens florais que tornam o ambiente mais delicado, enquanto o veludo fica muito bem em quartos mais clássicos e sóbrios", exemplifica.

Apesar desse tipo de móvel ser compacto e fácil de ser colocado no espaço, deve se ter alguns cuidados também na sua disposição. Certifique-se de que a poltrona não irá ficar muito grudada a nenhum outro móvel, como o rack ou a mesa de centro. "O ideal é que haja 70 cm de circulação em volta da poltrona. Também deve-se atentar para o tamanho do seu sofá: caso seu móvel seja muito grande, tente colocar poltronas maiores para manter a proporção. O mesmo vale para o oposto, por isso, nada de colocar poltronas grandes no mesmo espaço que sofás pequenos", recomenda.

Outra dica é evitar o uso de muitos modelos de poltronas no mesmo ambiente para que não fique repleto de informações visuais. Uma ou duas já são suficientes e, além disso, procure comprar poltronas semelhantes, seguindo o mesmo design e cores harmônicas. Invista também em almofadas e tapetes para fazer essa mistura com maiores chances de acerto. "O importante é que o ambiente retrate sua personalidade. Assim, você mantém a beleza e conforto a que esse móvel se propõe", indica.