Pesquisa comprova que cochilo da tarde faz bem à saúde

14/03/2021

Faz algum tempo que observamos os europeus fazerem a famosa 'sesta', aquele intervalo após o almoço para um cochilo, mas aqui no Brasil a prática ainda é pouco utilizada, seja pela cultura que não fomos acostumados à isto, e pela vida cada vez mais agitada. Desta vez, mais uma pesquisa comprova que realmente o cochilo faz sim, bem à saúde.

Um estudo feito na China, e publicado pela revista General Psychiatry mostrou que a soneca da tarde faz bem para a capacidade cognitiva do ser humano, ou seja, percepção, memória, juízo e raciocínio.

Para a especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese, o estudo - publicado no final do mês de janeiro deste ano - ratifica a importância que devemos ter com o nosso sono. "O estudo mostra que a famosa soneca pós-almoço ou à tarde faz bem e no atual momento, onde muitas pessoas estão trabalhando em casa, ou com a rotina alterada, saindo menos, pode ser uma oportunidade de incluir este tempinho para cuidar da saúde", afirma.

Segundo a médica, além de todos os benefícios já mencionados da capacidade cognitiva, o cochilo auxilia na digestão, relaxa o corpo e a mente, oferecendo aquela pausa que às vezes é necessária, e faz com que a pessoa retorne às suas funções com mais energia. "Se conseguir cochilar 10 minutos, já é um avanço, até 30 minutos é o ideal, passando disso pode comprometer o sono da noite que é o mais importante", explica Jéssica.

Foto de Jackie Campos.