Pele ressecada em dias frios? Tem solução!

03/06/2023

Médicas dão dicas de como manter a pele hidratada e viçosa nas estações mais frias

Os dias frios estão chegando aos poucos, e assim como todo o nosso corpo, a pele tem sentido essa mudança. Nas estações de outono e inverno é comum notar a pele mais ressecada e até com descamação. Nessas horas, os dermatologistas alertam sobre a importância de manter alguns cuidados especiais e adaptar a rotina de skincare.

A dermatologista Karina Mazzini desmistifica a ideia de que uma pele oleosa é sinônimo de pele hidratada, segundo ela, muitas peles às vezes até produzem mais sebo por falta de hidratação. No entanto, nos dias frios, com o suor reduzido, é comum que até as peles mais oleosas fiquem mais secas. De acordo com ela, a redução na ingestão de água e os banhos muito quentes, que se tornam mais frequentes no inverno, pioram o ressecamento da derme. "É aí que mora o perigo, porque a pele começa a descamar e pode ocasionar até em um quadro de dermatite", alerta Karina.

Para a médica, o primeiro passo para combater a pele seca é manter a hidratação do corpo. "Hidratar a pele é um cuidado universal e tem que ser feito tanto por dentro quanto por fora. É preciso beber muita água e sempre incluir um bom hidratante na rotina de cuidados com a pele", a médica completa ainda, que dependendo da pele é preciso investir em um hidratante mais potente nas estações mais frias. "Geralmente no verão a maioria usa os cremes mais sequinhos, em gel, com fórmulas mais aquosas. No inverno, às vezes é preciso migrar para um hidratante mais cremoso e um sabonete mais suave", ressalta e lembra que essas alterações no skincare devem ser feitas de acordo com a recomendação de um dermatologista.

Para quem quer resultados mais imediatos, a dermatologista recomenda alguns procedimentos. Entre os bioestimuladores de colágeno, Karina destaca uma substância à base de ácido hialurônico 100% puro. "Ele é ótimo porque tem o ácido hialurônico igual ao da nossa pele, não volumiza porque não é para preenchimento e ainda deixa a pele mais viçosa, hidratada e firme, pois estimula o colágeno".

Outra recomendação da dermatologista é o Laser de Thuilium, que segundo estudos da área, o resultado de uma sessão equivale a 30 dias de skincare. "Ele melhora a qualidade da pele, deixa mais viçosa e bonita, e ainda suaviza manchas". Para os lábios, que costumam sofrer muito com o ressecamento da pele, recomenda leves aplicações de preenchimento com ácido hialurônico.

A médica Renata Melo destaca também que com alguns cuidados em casa, é possível minimizar o ressecamento, e nunca deixar de beber água constantemente e usar filtro solar, coisa que muitos também deixam de lado. "É importante usar o filtro solar, mesmo com os raios solares mais amenos, não podemos nos esquecer das luzes artificiais que temos contato todos os dias, como lâmpadas, telas de computador e celular. Além disso, evite buchas no banho e cremes esfoliantes nesta estação e abuse do hidratante". Quanto aos tratamentos, a médica sugere as opções de laser, Microagulhamento com infusão de ativos e peelings: Esta é a época perfeita para tirar manchas causadas pelo sol, e fazer tratamentos para trazer viço à pele".