O verão chega com tudo em vários segmentos

13/12/2019

A estação mais quente do ano marca presença com tendências, que prometem ganhar destaque em diversos setores

Muita gente já está na maior expectativa para a chegada do Verão, no dia 22 de dezembro. Não só pelo clima que é muito característico no país, mas também por ser uma estação que sempre apresenta tendências em todas as áreas: moda, beleza, decoração, gastronomia, cuidados com o pet e atividades físicas. Estes são só alguns dos mercados que devem ser movimentados, tanto por apresentar grandes novidades nesta época, mas também pela busca do serviço ou produto pelos clientes.

Por isso, separamos algumas sugestões do que deve "bombar" nestes segmentos em diversas áreas. A moda é um dos primeiros setores a receber as influências desta estação. Segundo a empresária Amanda Vieira, diretora criativa da BOX, um dos grandes hits serão as candy colors que por muitas vezes se misturam com os tons neons, porem de uma forma mais suave. "As candy colors, levam suavidade aos looks de verão e frescor aos dias de calor itenso", afirma. Já para ferver nas areias da praia, Ana Claudia Sampaio, empresária da Sol de Verão, conta que o sucesso da temporada são os tops com o aro inteiriço, de um lado ao outro formando uma curvatura entre os seios. O modelo que começou lá fora muito forte na temporada passada, hoje é um dos mais procurados. "Além de um visual moderno e diferente, o modelo valoriza os seios. Já para o alto-verão, minha aposta será o tie-dye!", destaca Ana Claudia.

A beleza também ganha novos aliados. Uma das novidades para a temporada é o creme iluminador corporal Liquid Gold, por Luciana Melo. Com textura leve e absorção rápida, ideal para as altas temperaturas, o creme valoriza o bronzeado graças a partículas de micro pérolas e por possuir um efeito bronzer, ainda disfarça imperfeições da pele. Os cabelos também precisam de cuidados especiais, para proteger os fios, a farmacêutica especialista capilar Cristal Bastos assina o Leite Multifuncional. De origem natural e vegana, o produto é indicado tanto para os cabelos - que além de hidratar, modela os fios resultando num efeito "beach wave" - tanto para a pele, hidratando áreas sensíveis do corpo e do rosto.

Na decoração, a consultora da Móveis Conquista, Adriana Lovatto, destaca algumas dicas para deixar a casa no clima do verão. "Há algumas cores que passam a ficar mais em evidência nessa nova temporada. Dentre elas, está: o rosa antigo; o verde, que é o novo cinza; o pistache bem marcado, como opção para usar algo mais claro; e os tons terrosos - como mostarda, ocre, terracota, marrons - que seguem em alta. Mas, não é preciso pintar as paredes ou renovar a forração do sofá por conta dessas tendências. É possível fazer a mudança aos poucos ou usar os acessórios, como almofadas, poltronas, tapetes, cômodas e luminárias", aponta.

Petiscos para a praia

Devido as altas temperaturas, as comidas mais leves e saudáveis tendem a fazer sucesso nesta época do ano. O nutricionista da Bio Mundo, Rodrigo Rosa, indica algumas opções para quem planeja curtir a praia nos dias de calor. "Além de frutas cítricas e tropicais, que já está inserido no hábito de muita gente, é interessante consumir também snacks, que são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais. Os mais comuns são de batata doce, aipim, cenoura ou frutas desidratadas", indica. Dentre as bebidas, as possibilidades são diversas também. Sucos naturais, água de coco ou chás gelados estão entre as opções saudáveis, refrescantes e saborosas que podem até serem compradas prontas, com maior praticidade. Além disso, o nutricionista ainda acrescenta outros acompanhamentos de lanches. "Sanduíches naturais com pães integrais ou alguns que são produzidos artesanalmente, sem glúten e sem lactose, e ainda barra de cereal", lista.

Endereço certo nos fins de semana

Se a dúvida for em relação as noites do verão, o Bar Abertura promete manter a sua tradição de 23 anos de funcionamento. Além de ser um ponto de encontro dos jovens, o estabelecimento se consolidou também por receber muitas pessoas no verão, por ser um ambiente descontraído com uma gastronomia típica para quem aprecia sair à noite nesta época do ano. Recentemente, o bar teve o seu cardápio reformulado e um dos novos pratos, que promete conquistar o coração dos clientes, é a Coxinha de Polenta. A massa é feita com fubá na base e, ao final, se transforma em uma espécie de polenta frita recheada com opções de ragu de linguiça, queijo e ragu com queijo servidos com um delicioso creme de alho. A porção tem quatro unidades, no valor de R$ 20,90. Ela está disponível no novo cardápio diário e no especial de almoço, servido aos domingos na unidade de Jardim Camburi.

Muito suor

Algumas pessoas praticam atividades físicas durante o ano para chegar em forma no verão. Mas, a estação é uma época super convidativa também para a continuidade dos exercícios. Com os dias mais quentes e as noites, mais agradáveis, uma boa opção pode ser a prática de atividades na areia. De acordo com o educador físico da Academia Hangar, Felipe Xavier, as modalidades que mais fazem sucesso neste período são realizadas na areia. "As atenções ficam voltadas para o futevôlei, o beach soccer, a altinha e a criançada também se joga no circuito kids", destaca.

Beleza e saúde

Para muita gente, o verão - ou parte dele - também é sinônimo de férias. Por isso, os procedimentos não invasivos, estéticos e para fazer aquele ajuste desejado em alguma parte do corpo também são muito procurados nesta época do ano. De acordo com o cirurgião plástico Fabrício Reggiani há algumas técnicas que geram bons resultados, em um rápido período para recuperação.

"Um exemplo é o CoolSculpting, um sistema que diminui aquelas gordurinhas localizadas, sem o uso de agulhas, faixas ou cintas e drenagens. Além disso, é possível ter uma redução de até 20% ou 30% na camada de gordura em uma única sessão. Ele permite numa primeira etapa remover o excesso de gordura daquelas pessoas que estão acima do peso. Após 90 dias deste primeiro procedimento pode-se trabalhar o contorno corporal e, por último, caso seja necessário, fazer uma terceira sessão com um refinamento maior", explica.

Outro procedimento interessante neste sentido é o Ultherapy. Ele é usado para rejuvenescimento e trabalha com ultrassom focado de alta pressão, o qual permite melhorar e esticar os tecidos conectivos. "Este equipamento chegou recentemente ao estado e com ele é possível visualizar as camadas da pele do paciente, por meio do ultrassom, emitindo a energia na profundidade, temperatura e precisão ideais. Desta forma, o procedimento utiliza a resposta regenerativa do próprio organismo (estímulo de colágeno) para promover: tratamento da flacidez facial, papada e pescoço; lifting facial; melhora das rugas; e ainda melhora das linhas finas do colo", explica.

Cuidados com os pets

Cachorros ofegantes e gatos bebendo mais água. Os bichinhos precisam de uma atenção especial nesta época do ano e uma das preocupações é a hidratação dos peludos. Dê uma atenção especial também aos horários dos passeios para que não tenha nenhum caso de queimadura nas patas e, mesmo assim, é bom evitar longos trajetos e atividades em excesso, dependendo do animal.

A veterinária Manoela Pimentel, do Pet Center Mata da Praia, também alerta para os casos em que os bichinhos são deixados dentro do carro. "Não deixe-o sozinho nem pelos famosos cinco minutinhos, nem com a janela aberta. A temperatura dentro de um carro pode subir até cinco graus em 15 minutos. E as janelas abertas não ajudam em nada. E deixar o ar condicionado ligado também não ajuda. Ele pode desligar sem você saber e pode levar à morte por inalação de gases tóxicos", alerta.