O Segredo da Motivação

13/06/2022

Podemos entender a motivação como um impulso que nos leva a ação para o alcance de algum objetivo. Muitas vezes, pensamos que ela vai surgir simplesmente do nada, sem nenhum estímulo, como num passe de mágica. Mas a verdade é que, se pensarmos assim, podemos cair no erro de acreditar que tudo depende única e exclusivamente da nossa motivação para acontecer e isso pode, inclusive, nos desmotivar.

Não é exatamente a motivação que nos leva a fazer algo, mas o fazer algo e ver as consequências disso é o que motiva a continuar. Quando enxergamos os resultados de nossas ações e nos conscientizamos disso, a motivação em dar continuidade aparece e se mantenho esse comportamento o chamo de disciplina. Se sou uma pessoa disciplinada, vou me esforçar para cumprir o que precisa ser feito, mesmo que esteja sem vontade. Não podemos depender sempre da motivação, pois algumas vezes acordaremos completamente desmotivados para viver o dia, e isso não pode nos impedir de cumprir nossos objetivos.

Dessa forma, ao invés de se perguntar "o que me motiva?", mude para "qual o meu objetivo?". Buscando dar o meu melhor e fazendo as coisas aos poucos os resultados vão aparecendo, por menores que sejam e são esses resultados que darão gás para continuar. Não espere a motivação bater em sua porta para dar início a algo que você queira muito fazer/alcançar. Apenas dê início, do seu jeito, da forma que você sabe, dando o seu melhor e sabendo que esse melhor pode não ser suficiente naquele momento, e tudo bem! Seja paciente durante o processo e busque enxergar as mudanças que são geradas a partir de sua disciplina.

Gabriel Sagrillo Kirmse

Psicólogo Clínico

CRP 16/7110

Instagram: @gabrielsagrillo_psi