O número de cirurgias plásticas aumenta em 50% durante os meses de julho e agosto

01/07/2023

Houve um aumento de 141% no número de cirurgias plásticas feitas em adolescentes entre 13 e 18 anos

As cirurgias plásticas têm sido uma opção popular para adultos que desejam melhorar sua aparência física e corrigir imperfeições. No entanto, durante os meses de julho e agosto, há um aumento significativo na demanda por esses procedimentos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a quantidade de cirurgias pode aumentar em até 50%.

O médico e cirurgião plástico, Ariosto Santos, explica que isso pode ser atribuído à combinação de fatores, como época de férias, recuperação completa para o verão e temperaturas amenas que tornam o pós-operatório mais confortável.

No Brasil, o procedimento estético cirúrgico mais feito, segundo pesquisa recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), é a lipoaspiração, que representa 15,5% do total e pode ser feita em diferentes partes do corpo, como abdômen, braços e pernas. Em segundo e terceiro lugar, aparecem as cirurgias de implante de silicone e abdominoplastia, respectivamente.

Segundo o estudo, desenvolvido em parceria com a SBCP, houve um aumento de 141% no número de cirurgias plásticas feitas em adolescentes entre 13 e 18 anos, sendo que esse dado inclui também cirurgias reparadoras, ou seja, não somente feitas por uma motivação unicamente estética.

Dr. Ariosto acrescenta que para muitas pessoas, a cirurgia plástica é uma forma de aumentar a confiança e melhorar a aparência física. "Além disso, os procedimentos estéticos podem ter benefícios psicológicos, ajudando as pessoas a se sentirem mais felizes e satisfeitas com sua imagem corporal", destaca o médico.

O aumento do número de cirurgias plásticas durante os meses de julho e agosto reflete o desejo das pessoas de melhorar sua aparência física e aumentar sua autoestima. No entanto, é importante tomar uma decisão informada e consultar um profissional qualificado antes de realizar qualquer procedimento estético.

"É importante lembrar que a cirurgia plástica é um procedimento médico e deve ser tratada com cuidado e responsabilidade. Antes de tomar a decisão de realizar qualquer tipo de cirurgia estética, é essencial buscar informações completas, consultar um cirurgião plástico qualificado e considerar os riscos e benefícios envolvidos", conclui Dr. Ariosto Santos.