Novas tecnologias para ter um sorriso mais bonito e saudável

29/01/2021

O alinhador dental transparente é uma solução mais discreta para substituir tanto o tradicional aparelho metálico, quanto o aparelho estético

Até pouco tempo atrás - e também ainda hoje, em alguns poucos casos - muitos adolescentes que passavam por um tratamento ortodôntico usavam aquele tradicional aparelho metálico com borrachas coloridas, elásticos e outros aparatos em busca de um sorriso perfeito. Atualmente, com o avanço da tecnologia, já existem novas opções mais eficientes e discretas para solucionar problemas relacionados à falta de alinhamento, falhas na mordida, mandíbula e outras questões que recebem a atenção da ortodontia.

Dentre essas inovações, está o alinhador dental transparente, que consiste em uma espécie de placa bastante fina, parecido com os moldes utilizados nos tratamentos de clareamento dental. Por esse motivo, são removíveis e substituídos conforme a arcada dentária vai se modificando durante o uso. Eles são projetados para fazer pequenos movimentos, colocando uma leve pressão sobre os dentes, da raiz para a mandíbula. Para que os dentes se movam de acordo com o esperado, é necessário utilizar a placa de 20 a 22 horas diárias - tempo que pode variar, dependendo da orientação do dentista.

A ortodontista da Odontoclinic Laranjeiras, Giovanna Amorim Gonçalez, conta que os alinhadores transparentes são mais confortáveis do que o aparelho convencional. "O uso dele evita cortes nas bochechas, lábios ou língua, proporcionando uma experiência muito mais agradável. Além disso, esse tipo de tratamento facilita a higienização de dentes e gengivas. Basta retirar o acessório, escovar os dentes e passar fio dental normalmente", adianta.

Uma das características do alinhador dental transparente é que todos são previamente desenvolvidos a partir do escaneamento de toda a arcada dentária do paciente. É realizado um planejamento preciso e, então, o processo de fabricação é iniciado. Como os alinhadores são removíveis, essa facilidade em contrapartida também exige que o paciente seja disciplinado quanto ao seu uso correto.

Fabricação nacional

Para gerar um resultado mais satisfatório, é importante observar algumas características do alinhador dental transparente escolhido. No caso da Odontoclinic, especialista em tratamentos odontológicos, desde 2008 foram realizados diversos estudos para oferecer aos seus clientes a melhor tecnologia no seu tratamento.

"O Alinhador Transparente Everest possui tecnologia norte-americana, no entanto, a produção das plaquinhas é feita no Brasil. Com isso, o paciente começa o tratamento mais rápido e, além disso, pode custar até 30% a menos do que as outras opções do mercado", conclui.