“Não seja o chato do networking”: especialista orienta sobre como fazer e manter rede de contatos no mundo empresarial

12/07/2022

Wander Miranda, CEO da Enjoy Work Coworking, orienta bom senso na abordagem e se manter presente

Criar uma rede de contatos de valor é uma das atividades que estão na lista de empresários e profissionais em todo o mundo. Para se ter uma noção: 85% das oportunidades de trabalho e negócios são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos, conforme apurou a consultoria The Adler Group. Wander Miranda, CEO da Enjoy Work Coworking, destaca que o networking é uma importante ferramenta, independente do segmento de atuação ou tamanho da empresa.


"Apesar de abrir portas e garantir oportunidades no dia a dia, é preciso saber usar essa ferramenta que é o networking e criar uma rede de contatos efetiva. Não adianta entrar em contato quando precisar de ajuda, é preciso ser lembrado com frequência pelos seus parceiros comerciais", comenta.
O executivo alerta que também é preciso ter cuidado nessa abordagem para não se tornar o "chato do networking" e orienta que é preciso bom senso na manutenção da rede de contatos. "Um e-mail, uma mensagem ou uma ligação rápida são o suficiente para se manter no radar da pessoa sem tomar muito do tempo dela", aponta Wander.


Encontros empresariais também são oportunidades para aumentar a rede de contatos profissionais e também fortalecer vínculos comerciais. "Quem é visto é lembrado! Os coworking têm uma cultura de promover meetings empresariais e esses encontros são estratégicos, principalmente, para empresas no início de sua operação, também para conhecer novos fornecedores, possíveis clientes e também se atualizar sobre temas de interesse do mercado", indica.